Connect with us
APENAS MORTAIS | Um conto realista e sentimental (Crítica) - 44° Mostra SP - Protocolo XP

Crítica

APENAS MORTAIS | Um conto realista e sentimental (Crítica) – 44° Mostra SP

Published

on

Parecendo gostar de grandes desafios, o primeiro longa-metragem do diretor chinês Liu Ze é potente e trabalha com a força em mostrar sem pudores um lado do povo chinês no qual muitos ocidentais poderiam sequer imaginar, o sentimento de amor e união com um ente querido.

Apenas Mortais (Being Mortal) retrata uma mulher que após terminar um relacionamento com um homem casado, ela decide transferir seu emprego e voltar à sua cidade natal para cuidar do pai, que sofre de Alzheimer. A moça acredita que sua presença possa ser um conforto para os pais nesse momento. O cotidiano da família, porém, é estremecido quando a doença atinge um estágio avançado, ao mesmo tempo em que a personagem chamada Xian Tian começa um novo relacionamento amoroso.

Cena do filme Apenas Mortais (Being Mortal) – Foto: Divulgação

Em uma fantástica atuação de Tang Xiaoran, a atriz carrega com bastante força o sentimento de estar tendo uma vida que não queria, o fluxo de perda é carregado em sua personagem, Xian Tian, muito antes do que ele se propôs a fazer no meio da sua vida, ir cuidar do pai que está morrendo a cada dia por conta do Alzheimer. A personagem sofre com questões mais complexas e o que parecia ser algo de aproximar ela para um ambiente no qual poderia fortalecer ela, vira na verdade uma rotina que começa a degradar ela ainda mais.

O roteiro mesmo que patinando em alguns momentos é sublime em focar no que a personagem necessita e no que não irá suprir o turbilhão de emoções no qual está preso dentro de Xian Tian. O ápice disso tudo é justamente quando a personagem fica dividida em seguir sua vida com um novo amor ou se dedicar integralmente para salvar seu pai de uma batalha que está perdida.

Cena do filme Apenas Mortais (Being Mortal) – Foto: Divulgação

No geral, Apenas Mortais (Being Mortal) é belo, delicado e bastante sentimental ao mostrar um lado mais humano de uma cultura que não tem o costume de demonstrar de forma sutil suas dores e perdas, mesmo sendo novato, Liu Ze apresenta um material corajoso e que trabalha um tema bastante fácil em cair no clichê ou no dramalhão em querer chocar a qualquer custo, aqui neste conto chinês é tudo ao contrário, tudo é lento e uniforme e cada engrenagem se liga em apresentar situações que irão cativar o espectador.

*Filme assistido na 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, para mais detalhes, acesse: https://44.mostra.org/


Trailer: 

Comente!

Apenas Mortais (Being Mortal)

8.5

Nota para o filme:

8.5/10

Prós

  • Abordagem da História
  • Boa atuação da atriz
  • Boa direção do novato Liu Ze

Contras

  • Longa tem momentos arrastados
Comments

Críticas e Reviews

EM CARTAZ!

Agregalinks - O melhor agregador de links para blogs EuTeSalvo - Salvando os melhores blogs! Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui! Agregador de conteúdo TrendsTops Uêba - Os Melhores Links

Em Destaque

%d blogueiros gostam disto: