
Em uma época em que os assassinatos em massa se tornaram tão prolíficos nos noticiários, uma questão se infiltrou na consciência cultural: e se meu filho (ou, muito menos provável, filha) pegar uma arma e tirar a vida de cinco, 10, 40 pessoas? Como tal tragédia poderia ser evitada e particularmente porque essa violência se transformou em uma ocorrência aparentemente inevitável? Somente nesta era “moderna” essa questão começou a transcender durante décadas, as mães foram tratadas exclusivamente com uma hipótese semelhante, embora sua questão seja mais abrangente e assustadora. Se meu filho for um sociopata ou (pior) um psicopata? Enfrentar essa questão é olhar para um poço de desespero evidentemente sem fundo e um vazio que, uma vez percebido, não pode ser despercebido.
É assim que encontramos Wiebke em Sangue de Pelicano (Pelican Blood), o segundo longa da cineasta alemã Katrin Gebbe, que conduz a brilhante Nina Hoss, Wiebke é uma mulher solteira de meia-idade que treina cavalos para a polícia local em seu rancho, onde mora com sua filha adotiva Nicolina. Wiebke tem uma afeição distinta por cavalos problemáticos, como seu atual estagiário. A personagem é bem resolvida socialmente e portanto, não é muito surpreendente quando ela adota outra filha: uma criança de cinco anos chamada Raya, que passou por um trauma intenso quando bebê.

Raya se integra facilmente à vida de Wiebke e Nicolina no início, mas não demora muito para que ela exiba comportamentos perturbadores, incluindo aqueles associados ao conceito psiquiátrico da tríade Macdonald – fazer xixi na cama, crueldade contra animais e atear fogo. Se um sujeito exibe até mesmo dois desses comportamentos simultaneamente, acredita-se que seja um forte indicador de sociopatia ou tenha tendências homicidas. Já no caso de Raya, ela exibe todos os três e embora diagnosticada por um psiquiatra como sociopata e sem as faculdades para sentir empatia por outros seres humanos, Wiebke permanece firme em seu compromisso de criar Raya.
Apesar de suas explosões cada vez mais violentas e de uma revelação particularmente perturbadora sobre o comportamento da garota, Wiebke se recusa a mandar Raya de volta ao orfanato, para preocupação crescente daqueles ao seu redor, incluindo um interesse amoroso nascente, que compreensivelmente teme que Wiebke esteja priorizando Raya acima de Nicolina e colocando sua vida em perigo. Embora diagnosticada por um psiquiatra como sociopata e sem as faculdades para sentir empatia por outros seres humanos, Wiebke permanece firme em seu compromisso de criar Raya.

Gebbe captura esse conflito interno com clareza impressionante e uma quantidade dolorosamente adequada de graça. O poço aparentemente sem fundo de empatia refletido nas linhas duramente conquistadas no rosto de Nina Hoss como a personagem Wiebke é refratado nos lugares onde seu rancho empoeirado e escurecido encontra o vidro liso e superfícies de azulejos de sua casa, uma aparição progressiva aninhada em um velho oeste selvagem e acidentado.
No geral, fica claro que não é culpa de Raya que ela seja uma sociopata violenta que pode muito bem ser incapaz de amar e emoções genuínas. Sua condição psiquiátrica não é alguma deficiência ou deficiência moral, na verdade é o fracasso daqueles ao seu redor com a capacidade de oferecer compaixão, mas que se acham incapazes da paciência necessária. O compromisso de Wiebke com seu próprio senso de empatia parece um ato de desafio.

É algo surpreendente e emocionalmente revolucionário de se observar, principalmente porque a empatia parece em nosso mundo real estar infinitamente à beira da extinção. Mesmo taxado como um filme que tenha elementos horror, o longa caminha para um drama visceralmente emocional e perturbador que trata de um horror dolorosamente exclusivo para mulheres (e mães em particular).
Trailer: