CríticaEquipe Protocolo XP

ZEROZEROZERO | A mais pura história do narcotráfico (Crítica da minissérie)

Boa protocoleiros, estou por aqui para falar com quem é fã de séries sobre máfia, eu adoro aquela trama e intriga com traições, percas, conquistas em um enredo de tirar o folego e faz com que a gente fique com aquele gostinho de quero mais a cada episódio assistido. Lançada em fevereiro de 2020 na Itália, minha primeira observação é que depois de anos de trabalhos nos cinemas, Dane DeHaan (conhecido por Valerian e a Cidade dos Mil Planetas, Poder Sem Limites e Versos de um Crime) retorna aos holofotes nesta serie maravilhosa original do Amazon Prime Vídeo.

Cena da série ZeroZeroZero / Amazon Prime Video – Foto: Divulgação

ZeroZeroZero é drama criminal sobre narcotráfico e acompanha o transporte de uma remessa de cocaína (Ponto f@#$%¨ mostrando como a cultura americana, mexicana e italiana tem seu papel no narcotráfico). A Amazon Prime Vídeo pegou o livro homônimo de Roberto Saviano (Sicário, Gomorra), onde vemos a jornada de uma remessa de cocaína, desde os cartéis mexicanos que administram a produção da droga até os sindicatos italianos do crime que lidam com a distribuição mundial e as empresas americanas controlando o dinheiro que o mercado produz. No meio disso tudo está a família Lynwood, responsável pelo carregamento da droga.

O patriarca Edward (Gabriel Byrne, que admiro muito como ator) administra sua prestigiada companhia de navegação e está disposto a colocar os negócios acima de tudo. A filha dele, Emma (Andrea Riseborough) gerencia as operações diárias da empresa de transporte marítimo de seu pai e é forçada a tomar decisões importantes para manter os negócios em movimento. Já o jovem Chris (DeHaan) vê seu mundo virar de cabeça para baixo quando sua ajuda é necessária nos negócios da família, ao mesmo tempo em que lida com uma doença genética degenerativa.

Cena da série ZeroZeroZero / Amazon Prime Video – Foto: Divulgação

O legal é o nome da série, porque “ZeroZeroZero” (Pega esse insight) – Trata-se do nome de uma farinha, que é a melhor e mais branca, e claro um apelido para a cocaína mais pura. Segundo a atriz Andrea Riseborough, ZeroZeroZero destaca-se por não ser sensacionalista já que existe tanta serie sobre narcotráfico. Outro destaque é que a produção fala sobre drogas de outras formas sem exagerar com a intenção de causar caos ou polêmica até o ponto que você deseja fazer parte disso como algumas produções fazem, já ZeroZeroZero não faz isso, ela vicia você a ficar grudado com os olhos na telinha para querer saber o desfecho da trama.

Com o passar da história, o personagem de Dane DeHaan fica à disposição do carregamento de drogas, ao lado de sua irmã, Emma. Na minha opinião é um personagem importante e bem escrito, onde o próprio DeHaan afirma em uma entrevista sobre a série, elogiando o livro de Saviano. Enquanto Chris entrou para o negócio da família praticamente “de paraquedas”, sua irmã, Emma Lynwood é a responsável por gerenciar as operações diárias da empresa de transporte marítimo de seu pai, sendo uma mulher de negócios que toma decisões. Sendo a cabeça de uma família criminosa muito poderosa, ela tem esse peso nos ombros de gerenciar o transporte de cocaína para todo o mundo, e de interagir no mundo, nesse sistema de pirâmide.

Cena da série ZeroZeroZero / Amazon Prime Video – Foto: Divulgação

O que me admira na artuação de Andrea Riseborough, foi que ela é uma das atrizes precursoras do movimento Time’s Up, criado frente às denúncias de assédio sexual e moral que tem ocorrido em Hollywood (E eu só fui ligar isso graças ao Terry Crews já que o sigo nas redes sociais e fez o movimento chegar a ala masculina), quando perguntada sobre trazer um pouco de “girl power” para sua personagem em ZeroZeroZero, a atriz alfinetou:

“Todas as mulheres são fortes”.

Depois de tantas polêmicas e atores com potencial, ZeroZeroZero se destaca como uma ótima opção para quem quer renovar suas series dessas histórias sobre narcotráfico. A primeira temporada está disponível no Amazon Prime Vídeo.


Trailer:

https://youtu.be/qVqeNq947Us

ZeroZeroZero

9

Nota para série:

9.0/10

Prós

  • Aula de roteiro
  • Ótima ligação de cenas
  • Ótima ligação de cenas
  • Boa interpretação dos atores
  • Todas as mulheres são fortes

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo