Entrevista XP

ENTREVISTA XP | Conversamos com Felipe Esteves, criador do MateRate, app que promete acabar com a dúvida sobre o que assistir!

Tem uma novidade que chegou e eu quero compartilhar com vocês. É o MateRate, um app (ou site, caso prefira acessar pelo computador) que vai acabar com aquela dúvida interminável na hora de ver um filme ou série. É isso mesmo: o aplicativo oferece o resultado que você precisa, baseado na sua experiência, você entra, responde algumas perguntas e a mágica acontece!

Tem aquele filme francês que você ama. Tem aquele filme indie do último festival que você foi. E tem aquele clássico em preto e branco. Com o banco de dados atualizado diariamente, dicas de filmes e séries não irão faltar naquela hora que você tiver dúvida do que assistir.

Para saber quem teve a brilhante ideia de criar este maravilhoso aplicativo, conversamos com o criador do Mate Rate, Felipe Esteves. Confira como foi nosso bate-papo super entusiasmado com a mente pensante desta maravilha que promete mudar sua vida:

Com os resultados do MateRate usuário aperta o play para ver o conteúdo em casa ou compra o ingresso para o cinema com apenas alguns cliques

Protocolo XP: Como surgiu a ideia de criar o app?

Felipe Esteves (criador do app MAteRate):

Hoje, temos dezenas de apps de filmes e séries, mas nenhum responde bem às perguntas mais simples (e importantes): o que eu assisto na Netflix? O que está passando de bom nos cinemas? Queria que existisse um app para isso, que me desse a comodidade de resolver toda minha vida de filmes e séries num único lugar. Sou apaixonado por cinema e tecnologia e, como todos os sites e apps estavam muito distantes do que eu idealizava, resolvi me aventurar.

Protocolo XP: Há quanto tempo o app está disponível para ser usado?

Felipe Esteves (criador do app MateRate):

O app mistura rede social, agregador de conteúdo, inteligência artificial, um banco de dados enorme. Toda essa complexidade fez com que levássemos 3 anos pra liberar o app. Há 2 meses saímos da versão beta e começamos a divulgar discretamente.

Protocolo XP: Porque o app tem este nome?

Felipe Esteves (criador do app MateRate):

Mate (amigo em inglês) é o personagem que te recebe no app. Sabe quando você indica um filme pra um amigo e depois ele vem te dizer o quanto amou a recomendação? Esse é o maior prazer do Mate, a razão de viver dele. Conforme ele vai conhecendo seu gosto, vai “carimbando” (dando um rate para) cada filme com um palpite do que você vai achar ao assistir.

Protocolo XP: Como vem sendo o feedback dos usuários?

Felipe Esteves (criador do app MateRate):

Todo mundo que baixa o app recebe um e-mail meu de boas-vindas e abrir as portas para um feedback, tirar dúvidas, bater um papo. E a resposta mais comum é uma mistura de um agradecimento com um “por que ninguém inventou isso antes?”. É muito bom também receber sugestões de como melhorar, várias delas já até implementamos.

Você tem o poder de escolha!

Protocolo XP: Do seu App, qual função mais lhe agrada e por quê?

Felipe Esteves (criador do app MateRate):

Pergunta difícil (risos). O filtro de serviços de assinatura já me fez ver muitos filmes fantásticos que eu não fazia ideia de que estavam disponíveis em plataformas que eu assino, como a Netflix. Uma coisa que adoro é a seguinte: quando eu termino de ver um filme que amei, uma das primeiras coisas que vem à minha cabeça são aqueles amigos que sei que vão amar aquele filme, mas eu nunca liguei ou mandei mensagem pra dar a dica, sempre deixei pra contar quando encontrar. E quase sempre esqueço (risos). Por isso criamos uma função que, sempre que você avalia um filme como “wow”, perguntamos quem mais vai amar. E aí com um clique você manda essa dica para quem escolher e depois recebe o feedback automático do que a pessoa achou. Adoro quando a tecnologia permite criar um hábito legal que não funcionava no mundo analógico.

Usuário pode classificar filmes e séries com reações

Protocolo XP: O app pode receber novas funções futuramente?

Felipe Esteves (criador do app MateRate):

Com certeza! Tem muita coisa para entrar no app. Recentemente lançamos uma feature para ajudar a escolher o que assistir em festivais. Começamos pelo festival do Rio. Mas vem muita coisa boa por aí. E estamos super abertos a sugestões. Vocês têm alguma?

Protocolo XP: Qual gênero de filmes e séries que você mais gosta?

Felipe Esteves (criador do app MateRate):

Dramas e docs.

Protocolo XP: Qual o seu filme preferido?

Felipe Esteves (criador do app MateRate):

Pergunta impossível de responder (risos), mas para não passar em branco vou te dizer o primeiro dos favoritos que veio à cabeça: Rede de Intrigas, do Sidney Lumet.

Protocolo XP: Qual a sua série preferida?

Felipe Esteves (criador do app MateRate):

Transparent.

Protocolo XP: O que você acha que irá acontecer com o mercado de streaming futuramente?

Felipe Esteves (criador do app MateRate):

O que o consumidor quer é assistir ao filme ou a série perfeita na hora que quiser e pelo menor preço possível. Acredito que nos próximos anos será possível assistir a absolutamente qualquer filme já produzido em qualquer canto do mundo via streaming. Por trás das cortinas, a tendência é que os intermediários sejam cada vez mais cortados do processo, ou seja, que toda a relação se dê diretamente entre quem produz o conteúdo e quem o exibe.

Protocolo XP: E o bom e “velho” cinema, você acredita que o público possa abandonar ou existe outras possibilidades de isso nunca acontecer?

Felipe Esteves (criador do app MateRate):

O cinema nunca mais vai ser o que foi, mas nunca vai morrer. Temos tvs e home theaters maravilhosos, serviços de assinatura baratos e séries que, com sua duração perfeita para dias de trabalho, deixaram a concorrência mais complicada. Mas ir ao cinema é um programa e a experiência ainda é incomparável.

Pronto para ser usado na palma da mão!

Protocolo XP: Qual a sua plataforma de streaming favorita e por quê?

Felipe Esteves (criador do app MateRate):

Depois que as locadoras se foram o catálogo ficou pulverizado, dividido entre muitas plataformas. Acho que o melhor é variar pra não ficar travado em um único catálogo. Dito isso, dentre os serviços de assinatura, no quesito usabilidade a Netflix ainda está muito à frente. E apesar de ainda deixar um pouco a desejar no catálogo de ficção, tem um excelente catálogo de docs.

Protocolo XP: Tem algum conselho ou dica para os programadores que queiram colocar em prática suas ideias na criação de aplicativos?

Felipe Esteves (criador do app MateRate):

O primeiro seria mandar um currículo para a gente (risos). O segundo seria ler ‘A Startup Enxuta’. Se você já leu, vai achar um belo conselho hipócrita vindo de alguém que levou 3 anos para lançar um app (risos), mas ainda me parece um bom conselho.

E essa foi nossa entrevista com Felipe Esteves, criador do app MateRate. Para conhecer o novo serviço, ele está disponível para download na App Store e no Google Play .

Felipe Esteves – Criador do app MateRate

Gostou da matéria? Então dá aquela força, comenta e compartilha com seus amigos, curta, siga e fique ligado no Protocolo XP nas redes sociais.

Protocolo XP no Facebook

Protocolo XP no Twitter

Protocolo XP no Instagram

Igor Ops

Professor de Biologia e Educação Física Escolar, amante de praticamente tudo do mundo nerd e lunático pela 7º Arte. Gosta da Marvel mas não tem vergonha de revelar para todos o seu amor platônico pela DC Comics e odeia a briga boba entre marvetes e dcnautas.
Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: