Connect with us
ENOLA HOLMES | Um filme essencial para todas as meninas! - Protocolo XP

Filmes

ENOLA HOLMES | Um filme essencial para todas as meninas!

Published

on

Primeiramente vamos iniciar essa discussão tendo em mente que essa visão é algo pessoal e não retrata a imagem do Protocolo XP, caso queiram discordar com educação meu Twitter estará aberto para ouvi-lo.

A Netflix lançou a pouco tempo o filme Enola Holmes, uma história bem aguardada e digamos bem criticada. A premissa de mover o holofote de uma história de um famoso personagem masculino para uma protagonista feminina não foi bem aceita logo de cara.

A história acompanha Enola Holmes, uma jovem vivida por Millie Bobby Brown, uma adolescente que, ao completar 16 anos, percebe que a sua mãe, Eudoria (Helena Bonham Carter), desapareceu. E é nesse ponto que a trama de autodescoberta e amadurecimento se inicia.

Enola parte rumo a investigação de encontrar a sua mãe e no meio do caminho ela salva a vida do jovem lorde Tewkesbury (Louis Partridge) que, coincidentemente, também está fugindo de sua família. Ele se torna o primeiro caso investigativo da jovem.

Essência da Trama

Vale ressaltar que o filme se passa em uma outra era, para ser mais específica em 1880. Era essa onde o machismo predominava, onde as mulheres viviam somente para serem literalmente sombra dos homens.

O local “escola para damas” é um ótimo exemplo disso, onde jovens garotas eram enviadas para aprender boas maneiras, como: saber se comportar, saber falar, saber se alimentar, tudo para um único e exclusivo objetivo, casar e dar filhos ao seu esposo.

Eudoria Holmes (Helena Bonham Carter) via a doença nessa sociedade de forma clara e junto com um grupo de mulheres lutava contra isso para obter a mudança. E é nesse clima em que ela cria Enola, uma jovem inteligente, tanto de conhecimentos científicos quanto destreza em lutas e armas.

Mycroft, irmão mais velho de Enola, por diversas vezes, chama a mãe de louca por ter “ideias disfuncionais” e a irmã de selvagem por não ser treinada com uma educação de dama.

O ponto de ressalva é, Eudoria Holmes a criou para ser uma mulher de personalidade forte e independente de qualquer pessoa, inclusive dela mesma, e assim vimos que a jovem é.

⁠Diferente das moças bem-criadas, eu nunca aprendi a bordar. Aprendi a observar e ouvir, aprendi a lutar.

Mas porque esse filme se torna essencial para todas as meninas?

Nesse aspecto o assunto se torna de suma importância para mente de jovens mulheres. Numa sociedade onde se mata 1 mulher a cada 7 horas a discussão deve ser levada a todas fontes de público e audiências.

Devemos educar nossas meninas a serem independentes, a aprenderem a reconhecer os seus direitos, a lutar por eles! As meninas devem aprender que a vida delas só pertencem a elas, que elas não são objetos para satisfação masculina.

Acreditem, esse assunto ainda deve ser muito debatido, e se você acha que já está cansado e que está chato, é porque com certeza você é homem e não entende a profundidade disso.

Mulheres são sempre culpadas mesmo quando vítimas, meninas são hipersexualizadas ainda na infância, mulheres ainda recebem menos, ainda perdem oportunidades de empregos apenas por serem mães, ainda somos julgadas por uma roupa que usamos, ainda somos rotuladas pelo numero de parceiros que temos (ou por não termos um).

Enola traz um tema forte e necessário para o publico extremamente necessitado, em meio de um monte de filmes clichês que perpetuam e romantizam relacionamentos abusivos com glamourização do “quem ama cuida”, se torna um marco e esperamos que venham outros para nossas jovens mulheres se espelharem.

As meninas deixo a mensagem: “Espartilho: símbolo de repressão para aquelas forçadas a usá-lo.” Sejam sempre donas de suas vontades!

 

Enola Holmes GIF - Enola Holmes - Discover & Share GIFs

Comente!
Comments

Críticas e Reviews

Agregalinks - O melhor agregador de links para blogs EuTeSalvo - Salvando os melhores blogs! Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui! Agregador de conteúdo TrendsTops Uêba - Os Melhores Links

Em Destaque

%d blogueiros gostam disto: