Games

PLAYSTATION | Primeiro console da Sony completa 25 anos, parabéns!

Em 1994, surge no Japão o nosso querido e amado console PlayStation, que originalmente era pra ser um add-on do Super Nintendo com o nome Play Station, um videogame híbrido que vinha com entradas para cartuchos/fitas de Super Nintendo e CDs para competir com a Sega e seu Mega Drive com o Sega CD.

Com uma divergência no acordo entre Nintendo e Sony, o mundo acabou conhecendo uma aposta da Sony que foi o PlayStation. Na época foi muito arriscado o lançamento, pois a Sony não queria fazer o projeto, já que a Nintendo preferiu fazer acordo com a Philips, que lançou o Philips CDI.

Com uma aposta bem arriscada, a Sony acabou conseguindo uma parceria com a Namco, e no seu lançamento tivemos Tekken e Ride Racer para o PlayStation. O mai engraçado é que a Sega ainda não trabalhava com o 3D e a Sony por ser a novata no mundo dos games, ela simplesmente devorou toda a concorrência e se tornou o que ela é hoje, a maior fabricante de videogames com um grande sucesso de vendas.

Depois de seu surgimento, ela conseguiu uma das suas maiores parcerias que perdurou por anos, até o PlayStation 3 e quase perto do início da geração do PlayStation 4, que foi com a Square (hoje Square-Enix). Durante essa era de ouro, tivemos boa parte dos jogos da família Final Fantasy sendo lançados para os consoles da Sony, e também alguns relançamentos de jogos de NES e SNES para o PlayStation.

Além dessa parceria, novas franquias foram criadas e o grande legado que a Sony está deixando  para o mundo dos games é bem vasto. Outra curiosidade que em volta dos consoles da marca é em relação a geração do PlayStation 2 (que até hoje foi o videogame mais vendido na história), na época tivemos pais comprando o console para poder assistir filmes em DVD, já que na época um aparelho de DVD era muito caro, principalmente aqui no Brasil, e ter um videogame que ao mesmo tempo era um DVD player chamou muita atenção.

Outro que seguiu o mesmo e inovou com a tecnologia em Blu-Ray  e que está firme e forte até hoje é o PlayStation 3. Além de atender bem crianças, jovens e adultos na jogatina, os consoles da marca Playstation sempre propuseram ajudar em outras áreas e aqui fica nosso agradecimento com a Sony por nos ter prestigiado com esses grandes consoles, principalmente com o Playstation One que está completando 25 anos e que foi o percursor por dar o pontapé ao império da companhia da japonesa neste ramo e por estar até hoje nos divertindo com games incríveis. Que venham muito mais anos para essa marca maravilhosa.


Gostou da matéria? Então dá aquela força, comenta e compartilha com seus amigos, curta, siga e fique ligado no Protocolo XP nas redes sociais.

Protocolo XP no Facebook / Protocolo XP no Twitter / Protocolo XP no Instagram

Marcos Serafim

Um jovem amante de Tokusatsu há 30 anos, apaixonado por games, Dragon Ball e Zohan

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: