
A Microsoft anunciou um acordo que surpreendeu o mundo dos games. Pela quantia de US $ 7,5 bilhões, a empresa adquiriu a ZeniMax Media, a empresa-mãe da Bethesda e seus vários estúdios. Esses estúdios estão por trás de algumas grandes franquias, incluindo Doom, Fallout, Elder Scrolls e muito mais.
Em uma postagem no blog do Xbox anunciando a aquisição, o chefe da marca, Phil Spencer, destacou que esse negócio inclui os estúdios por trás de franquias como The Elder Scrolls, Fallout, Wolfenstein, Doom, Dishonored, Prey e Quake, junto com jogos inéditos como Starfield. Ele também menciona que a Bethesda estava adiantada para apoiar o Game Pass com ofertas como The Elder Scrolls, e que no futuro, a biblioteca da Bethesda será adicionada ao serviço. Isso incluirá lançamentos no Game Pass no dia do lançamento para projetos futuros como Starfield.Â
É importante observar que o negócio ainda não foi oficialmente concluÃdo, embora esse processo possa ser mais uma formalidade do que qualquer outra coisa. Em seu comunicado à imprensa, a Microsoft disse que espera que o negócio seja fechado na segunda metade do seu atual ano fiscal, o que significa que isso acontecerá entre janeiro e junho de 2021.
Esta é uma das aquisições mais caras da Microsoft, chegando bem acima da Mojang (US $ 2,5 bilhões) e do Minecraft e quase igualando o valor que pagou pelo GitHub. E, embora seja um tipo de negócio muito diferente, também é muito mais do que algo como o acordo da Lucasfilm da Disney, que valia $ 4,05 bilhões. A aquisição da ZeniMax inclui oito novos estúdios ao todo (mais a editora Bethesda Softworks), cobrindo uma ampla gama de franquias:
- Bethesda Softworks
- Bethesda Game Studios
- id Software
- ZeniMax Online Studios
- Arkane
- MachineGames
- Tango Gameworks
- Alpha Dog
- Roundhouse Studios
Lembrando que novo console da Microsoft será lançado em novembro.