Connect with us
LISTA XP | 5 novelas que marcaram época! - Protocolo XP

Listas

LISTA XP | 5 novelas que marcaram época!

Published

on

Em mais uma Lista XP, iremos trazer um tema diferente, vamos falar de algumas novelas que de alguma forma ou outra acabaram sendo marcantes em sua época. Não quer dizer que sejam melhores ou piores, mas sim as que marcaram época na teledramaturgia brasileira. Confira:

Avenida Brasil

https://www.youtube.com/watch?v=9d_X-nbX5ko

“Abandonada em um lixão pela madrasta, a menina Rita jura vingança. Já adulta, ela assume a identidade de Nina e volta para se vingar da megera, mas se vê dividida ao descobrir que o seu grande amor é filho da mulher que arruinou a sua vida.”

Escrita por João Emanuel Carneiro e tido como a melhor novela da década, Avenida Brasil apresenta um plot muito parecido com Revenge, na primeira fase a novela se inicia em 1999. Genésio é um viúvo solitário que acaba de se casar com Carminha, uma mulher aparentemente simples e sem maldade, mas que esconde ser um demônio de ambição que só pensa em se aproveitar de Genésio e planeja um golpe. O plano estaria nos conformes, se não fosse Rita, a filha de Genésio que, esperta, descobre todo o plano de Carminha e a desmascara para seu pai. Mas, é tarde demais, e o pior acontece, Genésio morre atropelado em plena Avenida Brasil pelo craque do futebol Jorge Tufão, que acabara de vencer o campeonato carioca pelo Flamengo. Este, cheio de culpa pela morte de Genésio decide se aproximar da recém-viúva Carminha para confortá-la, e ela, mesmo entendendo tudo, vê a oportunidade perfeita para se casar com Tufão e enfim se tornar rica. Além disso, depois de ficar com todo o dinheiro de Genésio, Carminha – com a ajuda de seu amante e cúmplice Maxwell – leva Rita para um lixão, onde ela cresce alimentando um desejo insaciável de vingança.

No lixão, Rita sofre nas mãos de Nilo, um homem ambicioso e cruel que se aproveita dos menores para conseguir dinheiro com o lixo coletado. Mas, ela se aproxima de Lucinda, uma mulher humilde e carinhosa que acolhe as crianças do lixão como seus próprios filhos. É lá que ela conhece Batata, um garoto que foi abandonado ainda bebê no lixão, e os dois acabam se tornando muito amigos, vivendo um lindo relacionamento infantil, inocente, porém muito significativo para os dois. O destino, porém, os separa quando Rita é adotada por um rico casal argentino, e ela, depois de mudar seu nome para Nina, cresce querendo cada vez mais se vingar da mulher que destruiu sua vida.

Carminha consegue se casar com Tufão, depois de separá-lo de Monalisa, dona de um salão de beleza com quem até então Tufão estava comprometido. Carminha passa a morar numa luxuosa mansão no fictício bairro suburbano do Divino, na zona norte do Rio de Janeiro. Pouco tempo depois que Rita sai do lixão, Carminha adota Batata, que na verdade é o filho biológico dela com Max, e que ela abandonou no lixão quando ele acabou de nascer já que não tinha condições de criá-lo. O garoto é muito bem recebido na casa de Tufão, e inclusive passa a ser chamado de Jorginho. Ele, porém, jamais se esqueceu de Rita, assim como esta jamais se esqueceu de Jorginho.

Na segunda fase o ano é 2012, e treze anos depois, Nina cresceu e se torna uma excelente chefe de cozinha, na Argentina, mas quando perde seus pais resolve voltar ao Brasil para iniciar seu plano de vingança, abandonando seu namorado e suas duas irmãs. Ela conhece Ivana, irmã de Tufão, pela internet e consegue ser contratada pela família, assim aproximando-se para vingar-se de Carminha. Esta agora é uma esposa exemplar casada com Tufão, ou pelo menos aparenta ser, já que na verdade é uma fingida mãe de família e querida por todos que ela esconde repudiar. A única pessoa de quem ela realmente gosta é Jorginho, seu filho biológico que todos acreditam ser adotado, mas que na verdade nunca admirou sua mãe e apesar de saber pouca coisa sobre ela está ciente de que ela não vale o que aparenta ser. Carminha ainda é mãe de Ágata, outro fruto de seu caso com Max, que porém todos acreditam que é filha dela com Tufão. Ágata foi criada pela família de Tufão, e sempre admirou sua mãe, mesmo ela a tratando com repúdio e implicando constantemente com ela pelo fato dela estar acima do peso. A boa pose de Carminha é apenas fachada, já que ela chegou à alta sociedade, mas continua com a maldade enraizada, criando situações e mantendo um caso com Max, hoje casado com a irmã de Tufão por armação de ambos.

Jorginho é noivo de Débora, uma moça rica e bem intencionada. Débora, por sua vez, é filha de Cadinho, um executivo comprometido com três mulheres, sem o conhecimento delas a princípio: Verônica, uma mulher rica, fútil e dominadora mãe de Débora; Noêmia, uma mulher culta e moderna, mãe de Tomás; e Aléxia, seu caso mais recente, uma mulher rica e independente que se envolveu com Cadinho para engravidar e criar sua filha, Paloma, sozinha. Esta última é a única que sabe dos dois casamentos de Cadinho, e nunca quis se envolver seriamente com ele, apesar dele ter optado por se aproximar de Paloma.

Rita, agora como Nina, passa a conviver com a família de Tufão, porém descobre que Jorginho, filho de Tufão e Carminha, é seu amor de infância, ficando então dividida entre o amor e a vingança contra sua ex-madrasta Carminha. O relacionamento de Nina e Jorginho é acobertado pela doce mãe Lucinda, já Nilo, quando descobre que Nina e Rita são a mesma pessoa, usa isso como chantagem. Lucinda ainda recebe em sua casa Santiago, um senhor que conserta brinquedos, antiga paixão de Lucinda com quem ele volta a se envolver. Porém, o que ninguém sabe é que Santiago é o maior vilão da história, uma vez que é pai e mentor de Carminha.

A novela atualmente passa nas tardes da Globo no Vale a Pena Ver de Novo, sendo maior sucesso do horário das 21h no ano de 2012 e um dos maiores sucessos da década.

A Favorita

Outra obra também escrita pelo João Emanuel Carneiro e também no horário das 21h em 2008, A Favorita conta a história de Flora e Donatela.

Donatela perdeu seus pais num acidente de carro e foi adotada pela família de Flora, assim, as duas cresceram como irmãs. Elas sempre tiveram talento para o canto e chegaram a formar uma dupla sertaneja: Faísca e Espoleta. As cantoras fizeram sucesso mas sua carreira foi interrompida depois que conheceram os amigos Marcelo e Dodi. Donatela casou-se com Marcelo e Flora com Dodi, mas o casamento da primeira foi conturbado. O primeiro filho do casal desapareceu com seis meses de idade, e além disso, Flora teve um caso com o marido da melhor amiga, já separada de Dodi e dessa relação nasceu Lara, o que a distanciou ainda mais de sua irmã de criação. No pior momento de discórdia entre as duas, Marcelo é assassinado, e a culpa recai sobre Flora, que foi pega com a arma do crime, sendo sentenciada a dezoito anos de reclusão, separando-se assim de sua filha, que é adotada e criada por Donatela. Ao sair da prisão, Flora quer provar sua inocência, com a ideia de que a verdadeira culpada foi sua ex-amiga. Donatela, por sua vez, faz de tudo para que Lara não se aproxime de sua mãe biológica, e a menina se torna o alvo da disputa entre as duas.

A telenovela, inicialmente, não apresentou a real vilã ou mocinha da história, apresentando os dois lados das ex-cantoras. Na versão de Donatela, Flora sempre teve inveja dela, e matou Marcelo pois percebeu que nunca iria se casar com ele. Já na versão de Flora, Donatela sempre desejou tudo que era seu, inclusive os rapazes, e quando ela percebeu que Marcelo iria deixa-la, o matou. Porém, no decorrer da trama, revela-se o verdadeiro caráter de cada uma, esclarecendo os papéis de vilã e mocinha. A trama ainda inovou ao romper com o formato tradicional de desfecho em que a revelação da verdade era concentrada no último capítulo, passando a trabalhar com uma visão mais verossímil em que os personagens, pouco a pouco, descobrem os fatos e os relacionam até que se desmascare a vilã.

Embora já tenha 12 anos, não vou dar spoilers, mas merece ser assistida, pois o plotwist foi algo que muitas pessoas se espantaram na época.

Vale Tudo

https://www.youtube.com/watch?v=JA20xl1Tu8o

Quem Matou Odete Roitman?

Uma novela de Gilberto Braga e Agnaldo Silva, outra novela que se passou no horário das 21h em 1988, época na qual o Brasil saia da Ditadura Militar e começava uma nova época política com a nova constituição Brasileira de 88 (que segue até hoje). Com um plot que consegue ser atual não importa a época que ela se passou, a novela já  teve 3 reprises, a primeira reprise foi em 92 na era Collor, depois no começo do canal Viva, no qual na época o povo mal tinha uma TV por assinatura e todo mundo fazia a famosa pergunta “Quem Matou Odete Roitman?”, a ultima reprise foi em 2018, na época da Copa do Mundo da Russia.

Raquel Accioli está separada de seu marido, Rubinho, há cerca de dez anos, época em que, depois de uma violenta discussão, ela decidiu abandoná-lo e ir viver com a filha, a ambiciosa Maria de Fátima, na casa do pai, Salvador, em Foz do Iguaçu, no Paraná. O único bem da família é uma casa modesta que Salvador passou para o nome da neta, de modo que, quando este morresse, nada lhe faltasse. Raquel vive como guia de turismo e, quando Salvador morre, Fátima, sem dizer nada à mãe, vende a casa e parte para o Rio de Janeiro em busca de ganhar a vida, não importando como. No Rio ela se envolve com César Ribeiro, um ex-modelo que teve o mundo das passarelas literalmente a seus pés, e que atua como garoto de programa. Raquel parte para o Rio à procura da filha. Maria de Fátima é apresentada por César a Solange Duprat, produtora de moda da revista Tomorrow, passando a atuar como modelo e a morar na casa de Solange, e usa Solange para se aproximar de Afonso Roitman, namorado da jornalista, e se casar com ele.

A trama passa então a mostrar a dualidade: Maria de Fátima buscando ficar rica com o casamento arranjado, enquanto Raquel, vendendo sanduíches na praia, acaba subindo na vida e, de maneira honesta, vira dona de uma rede de restaurantes industriais.Raquel inicia um namoro com Ivan Meireles, porém ele acaba se casando com Heleninha Roitman, o que opõe Raquel a Odete Roitman, já que esta quer afastar, de qualquer forma, Raquel de Ivan. Como o casal acaba se reaproximando, Odete dá sua última cartada: manda Ivan subornar um agente da alfândega brasileira para liberar equipamentos retidos, só que a empresária filma a cena e passa a chantagear Raquel e Ivan, o qual acaba sendo preso por corrupção.

Beatriz Segall afirmava que depois de mais de 20 anos da exibição da novela ainda a chamavam de Odete Roitman.

Paralelamente, outros temas foram abordados:

  • A pintora Heleninha Roitman, filha de Odete, luta contra o alcoolismo e conhece o amor com William, que a encaminha aos Alcoólicos Anônimos para livrar-se do vício.
  • Bartolomeu, pai de Ivan, fica desempregado, e tem dificuldade em arranjar emprego por não saber utilizar computador.
  • Ivan, ao perder o emprego na empresa de Odete, passa a ser subgerente de um hotel graças às influências de Odete Roitman que não permite que ele consiga outro emprego no ramo da aviação.
  • Marco Aurélio, vice-presidente da empresa de aviação de Odete Roitman, a TCA, comete diversas irregularidades e desvia o dinheiro da empresa para a sua própria conta.
  • A irmã de Marco Aurélio tem um caso com outra mulher.
  • À época, considerava-se que devido a polêmica acerca das personagens homossexuais, Gilberto Braga teve de eliminar da trama a irmã de Marco Aurélio, Cecília. Mas segundo a atriz Cristina Prochaska, a morte da personagem já estava prevista pelo autor.
  • Tiago, o filho de Marco Aurélio, é tímido, virgem, não tem namorada e seu pai desconfia de que seja homossexual, pois ele fica ouvindo música clássica com seu amigo André no quarto.
  • No último capítulo, Marco Aurélio foge do país com a mulher Leila e dá uma “banana” para o Brasil de dentro da cabine de seu jatinho.

Quem matou Odete Roitman?

No capítulo 193, que foi ao ar no dia 24 de dezembro de 1988, sábado, véspera de Natal, a vilã Odete Roitman foi assassinada com 3 tiros. Apesar do mistério do assassino ter durado apenas 13 dias, o assunto dominou as conversas pelo país, lançando a pergunta “Quem matou Odete Roitman?”.

No último capítulo, revela-se que Odete Roitman havia sido morta, por engano, por Leila, que pensa estar atirando em Maria de Fátima , a qual havia se tornado amante de seu marido, Marco Aurélio , ex-genro de Odete. A cena do disparo foi gravada no dia em que o último capítulo foi ao ar. A identidade do assassino foi revelada na sexta-feira, dia 6 de janeiro de 1989, nem os próprios atores tiveram acesso ao verdadeiro final, que foi gravado em cinco versões diferentes.

Xica da Silva

Escrita por Walcyr Carrasco (sob o pseudônimo Adamo Angel), a novela passou pela primeira vez na instinta TV Manchete em 1996 e foi reprisada em 2005 pelo SBT.

Com forte retratação histórica e apelo erótico, Xica da Silva se consolidou como uma trama que retratou um Brasil cruel e impiedoso. Século XVIII, o Brasil ainda colônia de Portugal, é um grande extrator de pedras preciosas e sua principal fonte de renda são os diamantes, que são descobertos por escravos em garimpos no interior de Minas Gerais (na época o estado era chamado de Capitania Geral de Minas). Entre as cidades com maior número de garimpos estava Arraial do Tijuco (hoje Diamantina) onde se desenrola a trama de Xica da Silva, a escrava que virou rainha e escandalizou a sociedade de sua época.

A trama conta a saga de Xica, que junto com sua mãe Maria, são escravas do Comendador Felisberto Caldeira Brant, homem mais importante que foi encarregado pelo Rei de extrair diamantes dos garimpos. Anualmente o comendador deve pagar tributos a Portugal, mas isso não o preocupa já que há uma arca repleta de diamantes que serão entregues ao emissário do rei.

A sociedade do Arraial do Tijuco é basicamente formada pelas famílias do Comendador Felisberto, do Capitão Mor Gonçalo e do Sargento Mor Thomaz Cabral. Para manterem o poder, eles pretendem casar seus filhos.A família do Comendador é formada por sua esposa Emerenciana, seus filhos Martim, Clara e Paulina. O Poderoso pretendia casar o único filho varão com Das Dores a filha do Capitão Mor.

O Capitão Mor repleto de interesses é casado com Dona Céu e além de Das Dores, ainda é pai de Ana e Isabel. Já a família do Sargento Mor é formada por sua segunda esposa Micaela (Teresa Sequerra), seus filhos: Luís Felipe (Fernando Eiras), Santiago (Charles Möeller), Xavier (Matheus Petinatti) e Violante (Drica Moraes), a grande vilã da trama.Com apoio da justiça formada pelo Sargento e pelo Capitão, o Comendador Felisberto é a grande autoridade do Arraial e pretende vender Xica e sua mãe para o bordel do capitão do mato Jacobino (Altair Lima). Para se vingar, a escrava se alia a Quiloa (Maurício Gonçalves), um escravo apaixonado por ela e juntos roubam a arca com os diamantes; eles escondem as pedras preciosas para não despertar suspeitas e mais tarde poderem comprar suas cartas de alforria.

Com a chegada do emissário do rei, o Comendador descobre que foi roubado e procura os culpados. Em uma das primeiras cenas da novela, Emerenciana obriga Xica a contar a verdade, como a escrava se nega, a senhora a obriga a engolir um ovo cozido fervente. Xica fica com os lábios todos queimados e impossibilitada de falar. Sem ter como dar os tributos ao Rei, o Comendador Felisberto e sua esposa Emerenciana são condenados a prisão e vão cumprir pena em Portugal, perdendo assim todo patrimônio que possuem. Assim, seus filhos ficam no Brasil sem nenhum sustento e tentam refazer suas vidas.

Com a ruína da família Caldeira Brant, Clara vaga sem rumo quase nua, enquanto Martim e Paulina vão morar na pensão de Dona Benvinda uma velha bruxa que cuidou sozinha de seu neto José Maria, um homossexual que enfrenta os preconceitos da época. A velha bruxa hospeda vários hóspedes entre eles a costureira Elvira , com quem pretende casar com seu neto para abafar comentários. No decorrer da trama os dois chegam a se unir, mas a relação se abala quando Xica dá a ele um negro chamado Paulo, o que faz José Maria ficar em dúvida entre seus desejos ou as aparências exigidas pela sociedade da época.

Com a prisão do Comendador e na ausência de alguém que ocupe o posto de contratador de diamantes, Xica é vendida para o Sargento Mor Cabral, que a estupra. A negra se torna escrava de Violante, que histérica não perde a oportunidade de humilhá-la. Já Maria foge junto com Quiloa e juntos vão parar no quilombo de Serafina.

A partir disso Quiloa lidera uma revolta contra os senhores de escravo e faz de tudo para fugir da opressão da sociedade hipócrita movida pela cobiça dos diamantes. Para comandar a extração dos diamantes chega ao Arraial do Tijuco o Contratador João Fernandes de Oliveira, que é o noivo prometido de Violante.

Em uma visita a prometida, João Fernandes se apaixona por Xica e a compra do Sargento Mor. Totalmente encantado pela negra, o contratador faz de tudo para possuí-la mas a escrava se mostra difícil, o que o atiça ainda mais. Percebendo o interesse do contratador, Xica se envolve com o extrator de diamantes e consegue sua alforria. A partir disso, o envolvimento entre eles se torna cada vez mais forte a ponto de João Fernandes assumir sua relação com a negra e desfazer seu noivado com Violante, que não suporta ser preterida por uma negra e jura fazer de tudo para acabar com a relação de Xica e João Fernandes.

Sempre desprezada pela sociedade branca do Arraial do Tijuco, Xica em uma cena antológica desfila pelas ruas do vilarejo com roupas finas, antes dedicada somente as mulheres brancas e causa o repúdio nos moradores. É nessa cena que Violante manda uma escrava jogar urina na negra, se tornando o estopim para outros moradores acertarem a ex-escrava com pedras e ovos podres.

Não sendo aceita, Xica resolve se vingar de todos que a desprezaram e não perde a oportunidade de vê-los em péssimo estado. Fugindo da mocinha tradicional que sofre em silêncio, Xica da Silva se vinga de seus algozes e chega a arrancar os dentes de uma escrava, que Violante pagou para seduzir o contratador. A negra transforma sua casa em um palácio vestindo suas mucamas como damas da corte, usando perucas coloridas e fazendo todos curvarem-se diante de seu poder. A ascensão da negra se dá quando João Fernandes manda construir um grande rio, a quem dá o nome de Mar de Xica, e compra um navio.

Paralelo a isso, Martim e Das Dores, antes prometidos, vêem sua relação ruir quando o pai da moça proíbe qualquer envolvimento depois do pai do rapaz ser preso como traidor da Coroa. Os dois resolvem fugir e para que isso dê certo armam um plano: o rapaz irá embora e a moça será dada como morta após ingerir uma erva. Tempos depois, ela acordará, será enterrada pelo amado. A situação se complica quando os dois são desmascarados e Das Dores é presa acusada de bruxaria e condenada a forca.

Para destruir a relação entre Xica e João Fernandes, Violante arma com um negro uma cena, que indica que a ex-escrava trai o contratador e dá certo. O homem mais importante expulsa a amada de casa, que volta a sofrer preconceito, já João Fernandes começa a se envolver com outras mulheres. Enquanto está pobre e na pior, Xica é responsável por libertar Das Dores da forca, ao mandar um garoto roer as cordas. Quando a filha do Capitão Mor cai após a corda se romper, todos acreditam se tratar de um milagre. Livre para viver com seu amado, Das Dores se descobre grávida, mas acaba se separando de Martim. O filho dos dois levará a uma grande disputa, já que o pai da moça quer cuidar do filho para que ele possa levar o sobrenome da família adiante. Nesse período, o Capitão Mor acaba assassinado.

Apesar das armações de Violante para separar o contratador e a negra, Xica faz as pazes com João Fernandes quando a peste chega ao Arraial do Tijuco e todos fogem quando ele contrai a doença. Voltando as boas com o homem mais importante do local, Xica volta a se vingar de todos. Durante a trama, ela invade a igreja durante um casamento, o local na época era proibido para negros, que cultuavam outra religião. Em uma cena inesquecível, Xica troca o corpo do Sargento Mor Cabral, que morre após levar um golpe durante uma briga ao descobrir que sua esposa Micaela está tendo um caso com seu filho Luis Felipe, por uma ossada de boi. No auge de seu poder, Xica envenena todos os rios, mananciais e poços do lugar para que, sem opção, eles venham se arrastar aos seus pés pedindo água. Como consequência, Violante que se recusa a pedir algo a negra, toma um porre homérico e passa uma vergonha diante da cidade inteira, alguns chegam a pensar que ela está cada vez mais louca. A vingança de Xica contra todos chega aos ouvidos de Conde Valadares, o governador de Minas, que vai parar no Arraial, mas nem ele consegue impedir as atitudes da mulher do contratador.

Para acabar com os desmandos de Xica, Violante escreve uma carta a Portugal exigindo a presença de um inquisidor e Frei Expedito é enviado ao Arraial, o que deixa todos em alerta. O representante da igreja chega ao vilarejo causando terror e em busca de provas contra uma bruxa. Benvinda e sua amiga Fausta fazem de tudo para incriminar Xica, mas a segunda é condenada a fogueira, onde morre queimada. Já a avó de José Maria, morre e quando pensava que ia transferir sua alma para um menino acaba presa em uma cabra.

Em sua busca incessante para acabar com Xica, Violante descobre que foi Maria quem assassinou o Capitão Mor. A negra intermediava armas com o pai de Das Dores em troca de diamantes. Quando ele se recusou a seguir com o acordo ela o matou a facadas. Ao descobrirem quem era o assassino, ela foi condenada e esquartejada em praça pública. A negra teve braços e pernas amarrados a cavalos diferentes e quando os animais ouvem barulho de tiros saem em disparada rasgando a mãe de Xica em pedaços. A cena marcou a novela. A ex-escrava nada pôde fazer para salvar a mãe.

Cada vez mais obcecada em destruir Xica, Violante coloca uma negra como espiã na casa da mulher do contratador para colocar um vaso que represente o demônio. O envolvimento de João Fernandes com uma negra não é bem visto pela Coroa Portuguesa que exige que ele regresse ao país, deixando o Arraial do Tijuco sob o comando de Conde Valladares. Sem o apoio do marido, Xica acaba presa acusada de bruxaria.

Prestes a voltar a Portugal e não vendo como libertar a amada do domínio da inquisição, que na época tinha maior poder que o rei, João Fernandes acaba sendo surpreendido por Violante que lhe faz uma proposta ao enviar uma carta: irá retirar a acusação de bruxaria que recai sobre Xica, mas em troca o contratador de diamantes terá que se casar com ela. Para salvar a amada, João Fernandes aceita casa com Violante, que retira a queixa e parte para além mar para realizar o tão sonhado matrimônio. Já Xica é liberta e suas escravas são acusadas em seu lugar. 

A Viagem

Em 1994 vindo no horário das 19h, apareceu o remake de uma grande novela da TV Tupi, A Viagem, exibida originalmente em 1975, escrita por Ivani Ribeiro e dirigida por Wolf Maya.

Pego em flagrante em uma tentativa de roubo, Alexandre Toledo, um jovem de classe média, usuário de drogas e álcool, mata o funcionário da agência bancária que o surpreende e tenta fugir. Porém, seu irmão Raul e seu cunhado Teodoro (Téo) o entregam à polícia. O protagonista possui uma irmã chamada Diná, uma mulher bonita, charmosa e que tem muito ciúme de Téo, seu marido que é bem mais jovem que ela, com quem tem uma filha de cinco anos. Diná é quem faz tudo para defender Alexandre. Vai procurar o renomado advogado Otávio Jordão para que represente Alexandre, mas Otávio prontamente recusa a proposta, uma vez que a vítima era seu grande amigo. Assim sendo, Alexandre é preso e condenado a dezoito anos de reclusão, sofrendo muito. Na prisão acabou por cometer suicídio por overdose de remédios, não sem antes, jurar vingança contra os supostos responsáveis por sua condenação ou seja o irmão, o cunhado, e o advogado.

Com o suicídio de Alexandre, o médico e amigo da família, Dr. Alberto Rezende, adepto do espiritismo, põe-se a tentar ajudar a mãe dele, Dona Maroca, e a todos da família. Alberto é apaixonado por Diná, mas depois volta suas atenções para Estela, irmã de Diná, Raul e Alexandre. Estela vive as voltas com a filha problemática Bia, que criou sozinha desde quando foi largada pelo marido. Porém, depois de anos de ausência, ele reaparece e passa a influenciar negativamente a filha contra a mãe.

Do lado cômico da trama existe a pensão de Dona Cininha, onde vivem Tibério, um bondoso funcionário público e amigo de Estela, que acredita ter um amigo imaginário; Adonay, um homem misterioso apelidado de “Mascarado”, que esconde seu rosto horrivelmente deformado num acidente na adolescência; e o folgado Agenor, pai da jovem Lisandra (Lisa).

O Dr. Otávio, com quem Diná passa a viver uma relação de amor e ódio, culpando-o por tudo de ruim que aconteceu a seu irmão, é viúvo e pai de dois filhos: o jovem Otávio (Tato) e o garoto Eduardo (Dudu). Todavia, Alexandre passa a atormentar a vida de todos, cumprindo o que prometera antes de morrer, como por exemplo deixando Tato drogado e alcoólatra, incentivando-o sem ele saber, para ele ir em prostíbulos e boates, além de bater em mulheres e no próprio irmão. Ele causa tudo isso para atingir Otávio.

Ele também acaba estragando o casamento de Raul e Andreza influenciando negativamente a sogra de seu irmão, Dona Guiomar, antes uma mulher doce que se torna uma víbora por causa de Alexandre. E ainda torna Téo um marido muito violento com Diná. Seus principais alvos são o advogado, o irmão e o cunhado.

Diná e Otávio acabam se apaixonando, bem como Téo e Lisa, ex-namorada de Alexandre. As únicas pessoas que se dão conta da malévola influência de Alexandre sobre os vivos são o Dr. Alberto e a mãe de Téo, Dona Josefa, ambos adeptos do espiritismo, que tentam fazer algo através das sessões mediúnicas.

Na época dessa novela cresceu bastante a busca pelo espiritismo, já que Ivani Ribeiro usou muita base de Chico Xavier para escrever essa novela, que foi a sua ultima pois ela veio a falecer em 1995. E a venda de livros espiritas cresceram 50% nessa época, a autora também usou muita base nos estudos de Alan Kardec.

Comente!
Comments

Críticas e Reviews

Agregalinks - O melhor agregador de links para blogs EuTeSalvo - Salvando os melhores blogs! Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui! Agregador de conteúdo TrendsTops Uêba - Os Melhores Links

Em Destaque

%d blogueiros gostam disto: