IgorListas

LISTA XP | Os 20 melhores filmes sobre grandes pais (Especial Dia dos Pais)

No Dia dos Pais, sempre lembramos a importância que eles têm em nossa formação, seja pela doação ou pelo sacrifício que eles fazem por nós, seus filhos. No mundo do cinema isso não é diferente. Por isso, destacamos aqui alguns filmes com grandes pais da sétima arte, confira a lista e feliz dia dos pais:

O PODEROSO CHEFÃO – DRAMA – 1972

Usar o termo “o poderoso chefão” para descrever Don Vito Corleone (Marlon Brando) é a coisa mais óbvia para se fazer. O personagem é um verdadeiro pai não apenas para os seus filhos biológicos, mas para todo um grupo de pessoas que dependem do “padrinho” para tomarem suas decisões pessoais e profissionais. Como um verdadeiro Jedi da máfia, Corleone repousa calmamente em sua sala e ouve atentamente os pedidos que lhe chegam. Com sua maneira articulada de conversar, ele distribui verdadeiras pérolas de sabedoria, e apresenta um comportamento exemplar. Apenas por isso, O Poderoso Chefão deveria ser uma obra obrigatória para qualquer pessoa assistir. A vida está inteira ali, e se você decidir dedicar um tempinho da sua correria para investir em aprendizado, não irá se arrepender. Veja ao lado de seu pai, do seu filho, e seja feliz.

CAPITÃO FANTÁSTICO – DRAMA/COMÉDIA – 2016

O filme se passa nas florestas do estado de Washington, nos Estados Unidos, onde um pai cria seus 6 filhos longe da civilização, aprendendo a caçar a própria comida e estudando em casa. Após um evento inesperado, ele é forçado a deixar o isolamento e leva a família para encarar o mundo, desafiando sua ideia do que significa ser pai.

UMA LIÇÃO DE AMOR – DRAMA – 2002

Sam Dawson, um homem com deficiência mental, cria sua filha Lucy com a ajuda de seus amigos. Levava uma vida tranquila, até que sua filha, ao completar 7 anos, começa a ultrapassar o seu nível intelectual. Esta situação faz com que a assistência social retire a guarda da garotinha de seu pai, levando-a para um orfanato. Para ter sua filha de volta, Sam inicia uma luta incansável contra a Justiça. O filme nos faz refletir sobre conceitos de cuidado e afeto.

2 FILHOS DE FRANCISCO – BIOGRAFIA – 2005

Francisco Camargo é um lavrador de Pirenópolis, no interior de Goias, que tem um sonho aparentemente impossível: transformar dois de seus nove filhos em uma dupla sertaneja. Ele inicialmente deposita sua esperança no mais velho, Mirosmar, e resolve lhe dar um acordeão quando o menino completa onze anos. Mirosmar e seu irmão Emival, que toca violão, fazem sucesso nas festas da vila onde moram mas devido à perda da propriedade onde moravam nos anos 70, toda a família é obrigada a se mudar para Goiânia.

A ESTRADA – DRAMA/FICÇÃO CIENTÍFICA –  2009

Viggo Mortensen interpreta um pai solitário que precisa garantir a sobrevivência do seu filho em um mundo apocalíptico. Os poucos sobreviventes se tornaram animais irracionais que perseguem e atacam mulheres e crianças para saciar suas necessidades. É uma terra sem lei, na qual a morte está presente em todos os lugares. A Estrada não é uma produção muito fácil de ser digerida, especialmente pelo teor de violência, mas se trata de uma produção altamente recomendada. Aqui nós temos um pai disposto a tudo para se esforçar em garantir esperança para seu filho. Podemos dizer que é uma espécie de À Procura da Felicidade do apocalipse.

TÃO FORTE, TÃO PERTO – DRAMA – 2011

Oskar Schell (Thomas Horn) é um garoto muito apegado ao pai, Thomas (Tom Hanks), que inventou que Nova York tinha um distrito hoje desaparecido para fazer com que o filho tivesse iniciativa e aprendesse a falar com todo tipo de pessoa. Thomas estava no World Trade Center no fatídico 11 de setembro de 2001, tendo falecido devido aos ataques terroristas. A perda foi um baque para Oskar e sua mãe, Linda (Sandra Bullock). Um ano depois, Oskar teme perder a lembrança do pai. Um dia, ao vasculhar o guarda-roupas dele, quebra acidentalmente um pequeno vaso azul. Dentre há um envelope onde aparece escrito Black e, dentro dele, uma misteriosa chave. Convencido que ela é um enigma deixado pelo pai para que pudesse desvendar, Oskar inicia uma expedição pela cidade de Nova York, em busca de todos os habitantes que tenham o sobrenome Black. 

PROCURANDO NEMO – ANIMAÇÃO – 2003

O passado reserva tristes memórias para Marlin nos recifes de coral, onde perdeu sua esposa e toda a ninhada. Agora, ele cria seu único filho Nemo com todo o cuidado do mundo, mas o pequeno e simpático peixe-palhaço acaba exagerando durante uma simples discussão e acaba sendo capturado por um mergulhador. Agora, o pai super protetor precisa entrar em ação e parte numa busca incansável pelo mar aberto, na esperança de encontrar seu amado filhote. No meio do caminho, ele acaba conhecendo Dory e, juntos, a dupla vai viver uma incrível aventura. Enquanto isso, Nemo também vive uma intensa experiência ao lado de seus novos amigos habitantes de um aquário, pois eles precisam ajudá-lo a escapar do destino que lhe foi reservado: ir parar nas mãos da terrível Darla, sobrinha do dentista que o capturou. 

QUESTÃO DE TEMPO – ROMANCE – 2013

A genética é uma herança que nossos pais nos deixam, independente da nossa vontade. Na maioria das vezes costumamos herdar traços físicos e psicológicos, mas no caso de Tim (Domhnall Gleeson), ele herdou a habilidade de viajar no tempo. Seu pai, vivido brilhantemente por Bill Nighy, é um velhinho feliz da vida que compartilha o “segredo” com o filho e diz que se trata de uma estranha herança da família, que atingia sempre o filho mais velho. Questão de Tempo, na verdade, é mais uma comédia romântica do que um filme sobre a relação pai e filho, mas é uma história tão emocionante (daquelas que fazem rir e chorar ao mesmo tempo) que seria um pecado não incluir ela de brinde nessa lista. Uma das funções dos nossos pais é dar conselhos, e bem, isso é o que não falta aqui.

À PROCURA DA FELICIDADE – DRAMA/BIOGRAFIA – 2007

Chris Gardner (Will Smith) é um homem de família lutando para sobreviver. Apesar de todas as tentativas para manter a família unida, a mãe (Thandie Newton) de seu filho de cinco anos Christopher (Jaden Christopher Syre Smith) está constantemente sobre uma forte pressão financeira. Sem condições de suportar a situação, ela relutantemente decide partir. Chris, agora um pai solteiro, continua a perseguir desesperadamente um emprego com melhor remuneração, usando toda sua habilidade de vendedor. Ele ingressa como estagiário numa grande importante corretora de ações, e apesar de não haver salário, ele aceita, na esperança de no final do programa conseguir um emprego e um futuro promissor. Sem apoio financeiro, Chris e seu filho são despejados de seu apartamento e logo são forçados a dormir em abrigos, estações de ônibus, banheiros e onde quer que possam achar refúgio durante a noite. Apesar dos problemas, Chris continua a honrar seu compromisso como um pai amoroso e afetuoso, usando a afeição e a confiança que seu filho depositou nele para superar os obstáculos que encontra. 

A VIDA É BELA – DRAMA – 1998

O amor paterno faz com que o judeu Guido (Roberto Benigni) disfarce o horror da II Guerra Mundial para o filho, Giosué. Na Itália dos anos 40, Guido é levado para um campo de concentração nazista e tem que usar sua imaginação para fazer seu pequeno filho acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência que os cercam.

PEIXE GRANDE E SUAS HISTÓRIAS MARAVILHOSAS – COMÉDIA DRAMÁTICA – 2003

Edward Bloom sempre foi um grande contador de histórias. Gosta de narrar as incríveis aventuras que viveu, combinando a realidade com a fantasia. Porém, o olhar fabuloso que tem acerca da vida sempre incomodou seu filho, Will. Com a saúde debilitada, pai e filho tentam se aproximar, fazendo com que seu herdeiro compreenda o fabuloso mundo do pai.

O MENTIROSO – COMÉDIA – 1996

Um advogado (Jim Carrey) que utiliza-se da arte da mentira todos os dias em sua profissão sofre a maldição de não poder fazer isso durante um período de 24 horas. Durante um dia, sua vida vai se tornar um terror, pois mesmo simples “mentirinhas” podem mostrar seu verdadeiro caráter aos seus amigos, colegas de trabalho e até mesmo a seu filho.

ESTRADA PARA PERDIÇÃO – DRAMA, SUSPENSE – 2002

Assim como acontece em O Poderoso Chefão, existe muito de respeito entre os personagens de Estrada Para a Perdição, de Sam Mendes. Paul Newman interpreta o pai biológico de Daniel Craig (no começo da carreira) e “pai de criação” de Tom Hanks. A relação estremece depois que a família de Hanks é assassinada e sobra apenas o filho mais velho (e rebelde). Para não serem mortos, Hanks precisa arrastar o filho para uma longa viagem enquanto são seguidos por um matador de aluguel (Jude Law). Questões de amor, perdão, frustrações e honra são abordados ao longo da produção, que é tão boa quanto qualquer outro filme de máfia que você já tenha ouvido falar.

MENINA DOS OLHOS – COMÉDIA –  2004

Menina dos Olhos é uma emocionante comédia sobre Ollie, interpretado por Ben Affleck. Ele faz um executivo de Relações Públicas bem-sucedido de Nova Iorque que, em um certo momento da carreira, se vê como um pai solteiro. Pra piorar ele fica desempregado e interpreta esta fase como o momento onde perdeu tudo de bom . Algum tempo depois de mudar com a filha para o subúrbio, Ollie conhece a sexy e despojada Maya, interpretada por Liv Tyler, uma atendente de videolocadora que o ajuda a perceber que as melhores coisas da vida ele já têm.

OS DESCENDENTES – COMÉDIA DRAMÁTICA – 2012

Havaí. Há 23 dias a vida de Matt King (George Clooney) mudou completamente. Foi nesta data que sua esposa Elizabeth (Patricia Hastie) sofreu um sério acidente de barco e entrou em coma. Desde então cabe a Matt cuidar das filhas Scottie (Amara Miller) e Alexandra (Shailene Woodley), que estuda e vive em outra ilha do arquipélago. Quando é informado pelos médicos que sua esposa irá morrer em breve, Matt resolve trazer Alexandra de volta. Ele conta com a ajuda dela para contar a triste notícia aos amigos e familiares, de forma que eles possam se despedir de Elizabeth ainda em vida. Desbocada e de gênio difícil, Alexandra surpreende o pai ao contar que sua mãe o estava traindo. A notícia afeta profundamente Matt, que passa a querer saber quem era o amante de sua esposa e se ela o amava. 

A ÁRVORE DA VIDA – DRAMA/FANTASIA – 2012

Os O’Brien (Brad Pitt e Jessica Chastain) tiveram três filhos, criados com grande rigidez pelo pai. O mais velho deles, Jack (Sean Penn), sempre teve atritos com o pai, em parte por reconhecer em si mesmo um pouco dele. Além disto, já adulto, Jack enfrenta um forte sentimento de culpa devido à morte de seu irmão.

O PAIZÃO – COMÉDIA – 1999

Sonny Koufax (Adam Sandler) tem 32 anos, é formado em Direito mas, ao contrário de seus colegas de faculdade, trabalha em um pedágio por pura preguiça de buscar algo melhor. Cansado de ser dispensado pelas mulheres, que o acusam de ser imaturo, Sonny tem a ideia de adotar Julian McGrath (Cole e Dylan Sprouse), uma criança de cinco anos, para demonstrar maturidade. Mas nem tudo corre como ele imagina e logo percebe que cuidar de uma criança não é tão simples assim. 

NEBRASKA – DRAMA/ COMÉDIA – 2014

Woody Grant é um homem idoso e alcoólatra que acredita ter ganho US$ 1 milhão após receber pelo correio uma propaganda. Decidido a retirar o prêmio, ele resolve ir a pé até a distante cidade de Lincoln, em Nebraska. Percebendo que a teimosia do pai o fará viajar de qualquer jeito, seu filho David resolve levá-lo de carro. Só que no caminho Woody sofre um acidente e bate com a cabeça, precisando descansar. David decide mudar um pouco os planos, passando o fim de semana na casa de um de seus tios antes de partir para Lincoln. Só que Woody conta a todos sobre a possibilidade de se tornar um milionário, despertando a cobiça não só da família como também de parte dos habitantes da cidade. 

BUSCA IMPLACÁVEL – AÇÃO –  2008

Até onde um pai iria para salvar sua filha(o)? Eu não sei o meu ou o seu, mas pelo visto o personagem vivido por Liam Neeson em Busca Implacável iria até o inferno. Na história, Neeson interpreta Bryan Mills – um ex-agente do governo. Divorciado, trabalha duro pra fazer sua filha (que vive com a mãe e um ricaço) feliz. O balacobaco começa quando a menina dos seus olhos decide viajar até Paris e é sequestrada por agenciadores de mulheres virgens (sim, isso mesmo), aí meus caros, Bryan com seus talentos na espionagem faz de tudo pra resgatá-la. O longa-metragem é construído utilizando a velha formula dos filmes de ação: Alguém em perigo + vilões caricatos + herói boa praça. Sim, é aquele mesmo clichê de sempre, e você já sabe o final, mas ainda assim é interessante ver Liam Neeson distribuindo porrada e tiros em todos que passam pela frente.

O REI LEÃO – ANIMAÇÃO – 2011

Mufasa (voz de James Earl Jones), o Rei Leão, e a rainha Sarabi (voz de Madge Sinclair) apresentam ao reino o herdeiro do trono, Simba (voz de Matthew Broderick). O recém-nascido recebe a bênção do sábio babuíno Rafiki (voz de Robert Guillaume), mas ao crescer é envolvido nas artimanhas de seu tio Scar (voz de Jeremy Irons), o invejoso e maquiavélico irmão de Mufasa, que planeja livrar-se do sobrinho e herdar o trono.

Igor Ops

Professor de Biologia e Educação Física Escolar, amante de praticamente tudo do mundo nerd e lunático pela 7º Arte. Gosta da Marvel mas não tem vergonha de revelar para todos o seu amor platônico pela DC Comics e odeia a briga boba entre marvetes e dcnautas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo