Lista WillListas

LISTA XP | Os melhores filmes sobre a Máfia de todos os tempos!

Todo cinéfilo de respeito, com certeza já assistiu e considera algum filme policial que retrate a vida de Gângsteres e de famílias mafiosas, como obras-primas, seja por suas tramas, atuações, fotografia, ambientação ou qualquer outro fator. De fato, esse subgênero traz consigo muitas produções excepcionais, atores e diretores que se consagraram no gênero e emergiram ao estrelado através dessas produções. 

A lista que o Nerdtrip traz hoje, retrata algumas dessas obras, desconsiderando aqui continuações que poderiam estar presentes, como do primeiro citado na lista, O Poderoso Chefão, de forma a trazer mais variedade de obras. Sem mais delongas, vamos a lista:

  • O Poderoso Chefão (The Godfather) – 1972

Sem dúvidas que qualquer lista sobre os melhores filmes sobre a Máfia, tem que começar citando essa obra-prima literária e cinematográfica, que inclusive é considerado o melhor filme de gângster já produzido e o 2º melhor filme de todos os tempos pela AFI (American Film Institute).

Escrita por Mario Puzo, a obra “The Godfather”, ou “O Poderoso Chefão”, conta com um dos personagens mais expressivos da história do cinema, o padrinho Don Corleone, interpretado brilhantemente por Marlon Brando, além de um elenco a sua altura, com nomes como Al Pacino, James Caan, Robert Duvall e Diane Keaton, a excelente direção de Francis Coppola e trilha sonora de Nino Rota.

  • Scarface – 1983

Remake de filme homônimo de 1932, Outro ícone do cinema e um dos maiores filmes sobre a Máfia de todos os tempos. Prazer, Scarface! O filme conta com a excelente direção de Brian de Palma e atuação impecável de Al Pacino no papel de Tony Montana, que monta um império e se torna um poderoso chefão das drogas em Miami.

“Scarface” é um filme extremamente violento, com grande uso da palavra “Fuck” (utilizada por 226 vezes, isso pois não temos Samuel L. Jackson presente aqui) e foi responsável por lançar ao estrelado a atrix Michelle Pfeiffer

  • Os Bons Companheiros (Goodfellas) – 1990

Estava sentindo falta da menção  de algum filme de Scorsese? Pois agora temos esse excelente filme, que além de um grande diretor, possui grandes astros em seu elenco, como Robert de Niro, Joe Pesci (que conquistou um Oscar pelo papel), Ray Liotta e Paul Sorvino.

“Os Bons Companheiros” segue a vida de três mafiosos, desde sua ascensão a sua queda. Tal qual Scarface, o filme também utiliza a palavra “Fuck” por diversas vezes (246 no total). O filme ganhou mais de 30 prêmios e é baseado no livro Wiseguy de Nicholas Pileggi.

  • Os Infiltrados (The Departed) – 2006

Vamos de Scorsese novamente? Nessa excelente obra, temos o talento de nomes como Leonardo DiCaprio e Jack Nicholson, além das grandes atuações de Mark Wahlberg, Alec Baldwin, Martin Sheen, Vera Farmiga e um surpreendente Matt Damon.

“Os Infiltrados” tem uma trama complexa, onde a polícia infiltra um agente em uma família mafiosa, enquanto a mesma família infiltra um de seus membros no corpo policial. Uma obra genial de Scorcese, uma atuação memorável especialmente por parte de Nicholson e DiCaprio. Sem dúvidas um filme obrigatório para os fãs do gênero.

  • O Gângster (American Gangster) – 2007

Dirigido pelo competente Ridley Scott e com grande atuação de Denzel Washington no papel de Frank Lucas, “herdeiro” de uma das maiores lideranças negras pós-guerra do Vietnã nos Estados Unidos, que cresce dentro do mundo do crime através da venda de um produto mais puro e mais barato, mas que encontra um rival perigoso no detetive Richie Roberts, interpretado por Russell Crowe.

“O Gângster” conta com ótimas atuações, tanto de seus protagonistas, quanto de seus coadjuvantes. A direção do filme faz bem seu trabalho, a fotografia e trilha sonora da produção são excelentes, isso sem falar na ambientação dos anos 70, que dispensa comentários.

  • Os Intocáveis (The Untouchables) – 1987

O que dizer de um filme com a temática de Máfia composto por um elenco com , dentre outros nomes, Robert De Niro, Kevin Costner, Sean Connery e Andy Garcia, e com a direção de Brian de Palma? “Os Intocáveis” é mais uma obra-prima em seu gênero!

Agora vamos a trama, estamos em Chicago, o ano é 1930, em plena Lei Seca. Al Capone, em uma grande interpretação de De Niro, desafia a lei e vende bebidas alcoólicas a torto e a direito, e o agente federal Eliot Ness (Costner), segue na cola do gângster. A ambientação nos anos 30 é um espetáculo a parte, que junto a sua trilha sonora e as excelentes atuações de seu elenco, concederam a Os Intocáveis um Oscar de Melhor Ator Coadjuvante a Connery, indicações a melhor direção de arte, figurino e trilha sonora, além é claro, de lugar cativo em nossa lista!

  • Máfia no Divã (Analyze This) – 1999

E para fechar nossa lista, um filme mais leve. “Máfia no Divã” traz um dos principais nomes do gênero, Robert de Niro, na pele de Paul Vitti, um mafioso que começa a sofrer com ataques de pânico e Billy Cristal, o psiquiatra Ben Sobel.

Em “Máfia no Divã”, temos uma comédia, que não traz o mesmo nível de atuação dos filmes anteriores citados acima, o que não compromete, já que temos um foco diferente nessa trama. Vitti precisa se recuperar de seus ataques de pânico antes de um encontro entre as famílias mafiosas, de forma a não perder o respeito dos outros chefes, e precisa de auxílio em tempo integral de Sobel. O grande problema é que Sobel está prestes a se casar e, diferente de todos a quem Vitti recorre, o psiquiatra não está disponível a qualquer momento, o que garante situações um tanto quanto inusitadas e risadas quanto menos esperamos. Para quebrar o ritmo dos filmes anteriores citados, Máfia no Divã é uma grande indicação!


Destaquei aqui alguns dos filmes que considerei mais importantes com a temática de Máfia, mas não podemos esquecer de alguns outros, que para não deixar o texto muito extenso, acabaram ficando de fora, como:

  • Desafio no Bronx (1993)
  • Cassino (1995)
  • Caça aos Gângsteres (2013)
  • Estrada para Perdição (2002)
  • Pulp Fiction (1994)
  • Inimigos Públicos (2009)

Ainda assim, esqueci de mencionar alguma obra? Deixe sua opinião nos comentários!

Gostou da matéria? Então dá aquela força, comenta e compartilha com seus amigos, curta, siga e fique ligado no Protocolo XP nas redes sociais.

Protocolo XP no Facebook

Protocolo XP no Twitter

Protocolo XP no Instagram

 

 

William Peloso

Pai do Pedro, Flamenguista, administrador e redator do Protocolo XP, auxiliar fiscal, muito prazer, William! Foco dividido em diversas áreas de cultura nerd/pop/geek, navegando entre games, livros, filmes, séries, animes e quadrinhos e claro, grande fã de Harry Potter, da Marvel, DC, Xbox, Playstation, Nintendo e PC!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo