Música

DAVID BOWIE | “Spying Through a Keyhole” é o novo álbum do cantor

Disponível em todas as plataformas digitais, projeto inclui demos e músicas inéditas, entre elas, as primeiras versões do “Space Oddity”

2019 marca 50 anos do lançamento do primeiro sucesso de David Bowie, “Space Oddity”, e, para celebrar esta data, chega hoje a todas as plataformas digitais gravações inéditas da época em que “Space Oddity” foi concebido.

Com o nome de “Spying Through A Keyhole”, o título do novo álbum é um trecho retirado da letra da faixa inédita “Love All Around” e, embora a maioria das outras faixas que compõe o projeto seja conhecida, as versões presentes neste lançamento nunca foram oficialmente disponibilizadas até o final do ano passado, quando entraram nas plataformas de streaming apenas por um curto período de tempo.

A maioria das gravações de “Spying Though A Keyhole” são demos caseiras de Bowie, com, até onde se sabe, vocais solo ou acústicas. A foto de capa é de Ray Stevenson e foi tirada no apartamento de Tony Visconti, no verão de 1968.

Confira abaixo a tracklist completa do projeto com uma breve descrição faixa a faixa:

  1. Mother Grey (demo) – um filho inexperiente fugindo do ninho com vocais multi-tracked, guitarras e gaita de David
  2. In The Heat Of The Morning (demo) – uma das primeiras faixas famosas de Bowie, mas, aqui como demo com as letras finais
  3. Goodbye 3d (Threepenny) Joe (demo) – uma demo charmosa de 1968 que não deve ser confundida com Threepenny Pierrot, uma música interpretada por Bowie e eternizada na produção escocesa do programa de TV Pierrot In Turquoise, no início dos anos 70
  4. Love All Around (demo) – uma canção de amor deliciosa, que deu origem ao título deste álbum: “I see a pop tune spying through a keyhole from the other room”
  5. London Bye, Ta-Ta (demo) – uma versão demo antiga da música com letra completamente diferente em alguns versos, se comparados às versões posteriores, com a banda completa
  6. Angel Angel Grubby Face (demo version 1) – a primeira e única versão demo já conhecida dessa música
  7. Angel Angel Grubby Face (demo version 2) – uma versão posterior da música, com letra alternativa
  8. Space Oddity (demo excerpt) – as variações de letra e arranjos dão peso à teoria de que essa é possivelmente a primeira demo gravada de uma das músicas mais famosas de Bowie
  9. Space Oddity (demo) with John ‘Hutch’ Hutchinson – originalmente concebida como uma música para ser apresentada por uma dupla, esta é a primeira versão conhecida que apresenta John “Hutch” Hutchinson, com variações de letra e de arranjos

Devido à natureza de algumas das demos caseiras em que Bowie canta acompanhado apenas de violão, a qualidade das gravações nem sempre apresenta a fidelidade habitual das versões feitas em estúdio. Isso se deve, em parte, ao entusiasmos de David em apertar o botão vermelho para gravar, além das limitações do equipamento de gravação original e da degradação da fita. No entanto, a importância histórica destas músicas e o fato de que elas são de um arquivo de faixas previamente liberadas por Bowie para lançamento, esse “problema” se torna irrelevante.

Clique e ouça agora “Spying Through A Keyhole”:

Gostou da matéria? Então dá aquela força, comenta e compartilha com seus amigos, curta, siga e fique ligado no Protocolo XP nas redes sociais.

Protocolo XP no Facebook

Protocolo XP no Twitter

Protocolo XP no Instagram

Igor Ops

Professor de Biologia e Educação Física Escolar, amante de praticamente tudo do mundo nerd e lunático pela 7º Arte. Gosta da Marvel mas não tem vergonha de revelar para todos o seu amor platônico pela DC Comics e odeia a briga boba entre marvetes e dcnautas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo