Notícias

RUBENS EWALD FILHO | Famoso crítico de cinema morre aos 74 anos

Faleceu nesta quarta-feira (19) aos 74 anos o renomado crítico de cinema paulista Rubens Ewald Filho. A informação foi confirmada por Bia Venturini, assessora de imprensa do crítico, à revista Veja. Ewald Filho estava internado no Hospital Samaritano desde o final de maio, após desmaiar e cair em uma escada rolante.

O desmaio foi causado por uma arritmia cardíaca e, desde então, o “homem do Oscar” estava internado em estado grave. A assessoria de Rubens confirmou a informação. Rubens Ewald Filho era um dos maiores críticos do cinema do Brasil e começou sua carreira no jornal A Tribuna. O crítico tornou-se famoso principalmente por sua participação nas transmissões brasileiras da cerimônia do Oscar, as quais comentava e opinava ao vivo, demonstrando intenso conhecimento do cinema, seus mecanismos e personagens.

Ele participou também na curadoria de festivais de cinema, frequente no Festival de Cinema de Gramado. Ele também escreveu o Dicionário de Cineastas, um dos livros principais de crítica cinematográfica no Brasil. Nasceu em Santos (SP), e além de sua carreira na crítica, também escreveu para telenovelas. Rubens assina produções como Éramos Seis (1977), Gina (1978), e Uma História de Amor (1980), e passou por boa parte das grandes emissoras brasileiras, como na HBO Brasil como diretor de programação e produção, e participações na Band, no SBT, na Globo, na Record, e no canal fechado TNT, onde trabalhava atualmente.

Rubens Ewald Filho, descanse em paz. LUTO!
Gostou da matéria? Então dá aquela força, comenta e compartilha com seus amigos, curta, siga e fique ligado no Protocolo XP nas redes sociais.

Igor Ops

Professor de Biologia e Educação Física Escolar, amante de praticamente tudo do mundo nerd e lunático pela 7º Arte. Gosta da Marvel mas não tem vergonha de revelar para todos o seu amor platônico pela DC Comics e odeia a briga boba entre marvetes e dcnautas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: