Protocolo Gamer

PROTOCOLO GAMER | Como entender o enredo da saga Resident Evil

Artigo explica com detalhes sobre a famosa franquia da Capcom!

Resident Evil Village ou só RE8 (confira nossa review da demo clicando aqui) foi uma obra curiosa, pois o jogo anterior (RE7) quis se distanciar do cânone da franquia e RE8 abraçou e até deu dicas sobre o que virá no 9 e até antes do RE1! Mas primeiro gostaria de mostrar alguns pontos que podem ser relevantes não só para a saga Resident Evil como pra futuros projetos paralelos como a série Chronicles e Revelations.

Primeiro temos de deixar claro uma coisa para RE9 e que os fãs especulam e está até que provável: A B.O.W/zumbi/mutante Rosemary “Rose” Winters PODE, digo PODE ser a protagonista? Talvez! Ter super personagens zumbis já foram vistos, como Piers Nivans e Albert Wesker.

Porque a franquia já nos deu personagens super-humanos como jogáveis ou como personagens de apoio e que ainda estão vivos e podem aparecer no 9 e em futuros jogos devido as suas importâncias e poderes, já que a organização que deveria caçar e destruir zumbis no universo do jogo se corrompeu (BSAA para quem não jogou o RE5) e pelo visto como deixou claro o game RE8 em sua reta final ao mostrar que ela estava usando zumbis/mutantes virais para enfrentar mais zumbis/mutantes virais! A partir desse ponto já podemos ver como a Capcom pode fazer os próximos Resident Evil, pois já temos personagens com poderes zumbis! Eis os que estão vivos e são mocinhos que podem ser jogáveis futuramente:

Rosemary “Rose” Winters é a mais cotada, pois tem o poder do “Mofo vírus” nativo e pode controlar pessoas e torna-las versões mais grotescas dos monstros de “The Last of Us” se quiser, não fica claro se ela ficou com a BSAA ou a Umbrella Azul. Ambas as escolhas são horríveis, mas podem render o RE9 que todos querem. Assim como o pai e a mãe é um zumbi/mutante/mofado só que no caso dela é de nascença.

Sherry Birkin é a digamos, primeira “Zumbi” jogável e canônica com presença na trama da saga e pode ser que volte, já que a ideia apresentada no final de RE8 é por monstros contra monstros, uma vez que ela tem poderes e habilidades sobre-humanas como mostrado em RE6. Fora que o C-Vírus foi criado a partir da personagem, devido ao fato dela ter o G-Vírus em seu sangue, mas o antidoto do C-Vírus também foi feito com ela, então está legal.

Manuela Hidalgo apareceu em Resident Evil: The Darkside Chronicles como uma das poucas pessoas que foi exposta ao vírus T-Veronica sem derreter, queimar ou virar um zumbi insectoide e ainda manter o poder do fogo. Tudo isso se deve as articulações criminosas e tratamentos médicos de origens sádicas do pai dela, um bandido perigoso e também vítima do vírus T-Veronica e das palhaçadas da Umbrella, só que no caso dele o infeliz virou um dos maiores zumbis mutantes da saga! Manuela é uma personagem que muita gente quer de volta não apenas por ser uma moça latina bonita, mas por ser uma personagem com potencial mesmo. Fontes não confiáveis dizem que o sangue dela mais o sangue de Sherry deram origem ao C-Vírus

Jake Muller é o filho perdido do Wesker que ninguém pediu ou queria, tem de nascença o vírus progenitor e é uma hora um bom personagem e outra hora um chato. Pode voltar no 9 porque os vilões atuais eram amigos do pai dele ou algo do tipo. Ele veio do odiado RE 6.

Natalia Korda é uma garota que foi afetada pelo t-Phobos vírus devido a irmã que ninguém ligava do Albert Wesker, a malvada Alex Wesker que queria usar o poder dos vírus t-Phobos e quase do Uroboros, e mais o poder dos computadores para possuir a mente da garota. Parece que ela pode ou não virar vilã e se juntar aos mocinhos. Depende muito do que a Capcom quer para ela. Poderes sensoriais ela parece ter e a personagem veio de Resident Evil: Revelations 2.

Jill Valentine é a personagem que desde o primeiro jogo é amada e idolatrada. Os jogos posteriores só fizeram ela ser ainda mais querida e preciosa para os fãs. Fora o fato de que ela foi atacada pelo monstro zumbi Nemesis e ter sobrevivido apenas para descobrir que os fragmentos do T-vírus e os fragmentos do parasita Nemesis que vieram do fungo parasita ancestral Las Plagas, fazem com que Jill mesmo que curada criasse anticorpos que dariam origem mais tarde, de maneira roubada é claro, nas mãos do vilão Albert Wesker, o terrível vírus Uroboros. Atualmente ela é uma deusa da guerra tão poderosa fisicamente ou mais que Wesker ou quase tão forte quanto o seu velho algoz Nemesis.

Zoe Baker parece que vai ficar que nem o protagonista Ethan Winters, devido ter sobrevivido ao vírus do mofo/Megamiceieto, mas pouco se sabe dela atualmente, mas seria bacana outro protagonista “zumbi” ao estilo do Ethan futuramente.

Considerando os rumos do final do 8 é natural que 9 seja uma guerra de monstros mutante e mortos vivos uns contra os outros e possivelmente os membros da lista acima estarão nesse combate tendo em vista que nem humanos eles são direito e estão nas mãos do governo.

Até agora outro ponto na saga que foi abordado em RE8 a ser visto é o passado do maléfico, manipulador e insano Lorde Spencer, o lunático que fundou a perversa empresa Umbrella e deu início as pesquisas nefastas que dão origem a saga Resident Evil, devido as suas crenças ligadas a eugenia e paranoias ou mesmo ganancia. O mais engraçado é que ele só apareceu até agora em Resident Evil: Umbrella Chronicles e Resident Evil 5 para morrer e em Resident Evil Re: Verse como jogável… quando sair né?

Mas a história desse louco que fez experiências em crianças, traiu sócios e tentou virar um deus imortal em vida é longa, porem RE 5 e 8 parecem dar mais detalhes da mente deturpada desse lunático que intriga os fãs e deixou no ar uma pergunta: Se ele criava os zumbis e era a fonte real deles, poderia tal homem que abandonou o conceito de vida e morte morrer de fato? RE 8 deixa claro que talvez ele possa ter chegado perto disso… Ou não, já que tentar ser Deus fazendo zumbis é dose!

A jornada de Ozwell E. Spencer foi curiosa e bizarra, na juventude foi o típico aristocrata mimado, estudou ciências e medicina, aprendeu cortesia e atos típicos de gente rica, serviu na 2° Guerra Mundial e enquanto escalava montanhas nas férias com os amigos ele se acidentou na neve e foi salvo por uma estranha figura, conhecendo assim essa mulher que era uma medica e cientista louca chamada Miranda e seu culto a organização criminosa que ela adorava, o Megamiceto.

Um cogumelo/fungo mutante bizarro que era capaz de aprender e absorver informação psíquica e genética e transmitir sua informação genética como uma infecção bizarra e ele amou aquilo tudo! Mesmo não confiando no fungo das ideias de Miranda de ressuscitar a filha, ele ainda sim aprendeu muita coisa com nos monstros que Miranda criou com o Megamiceto, como a vampira Alcina Dimitrescu e os bizarros zumbis lobisomens lycan e outras loucuras que habitavam a vila que Miranda criou. Usando tudo que ela lhe mostrou, Spencer iniciou uma jornada perversa rumo a uma busca por poder além da mortalidade.

Junto a James Marcus e Edward Ashford ele começou a pesquisar fontes de poder que fossem diferentes do show de horrores que sua professora Miranda havia criado, mas ainda sim mais estável e que ele tivesse controle, se por um lado ele conseguiu criar um império farmacêutico, com isso ele criou também as sementes da ruina. Detalhe aqui é que ele ainda conversava com Miranda através de cartas sobre o que ele fazia na empresa e projetos. O que me faz pensar se Miranda, ou Mãe Miranda que é a vilã de RE 8 sabia de coisas como o Nemesis e o vírus T-Veronica.

Mas continuando, ele começou a criar o projeto Wesker que visava criar uma nova raça de seres através do sinistro vírus Progenitor que ele e seus sócios James Marcus e Edward Ashford haviam descoberto na África, é claro que James Marcus e Edward Ashford não sabiam das ideias tortas de Spencer e do fato dele ser um demente assassino que matou em experiências virais George Trevor, seu arquiteto de confiança junto a família de Trevor, só sobrando a filha dele como um monstro mutante zumbi chamado Lisa Trevor. Esqueci de mencionar que Spencer matou George porque ele sabia das palhaçadas, laboratórios de armas biológicas zumbis e armadilhas secretas que Spencer criou no projeto dele? Não? Agora está para lembrar que Spencer é louco e gosta de arquitetura louca ao estilo de “Jogos Mortais”. Vale lembrar que ele tentou e conseguiu matar James Marcus e Edward Ashford? Bom, no caso de James Marcus não foi tão fácil assim, já que Marcus virou um zumbi mutante cheio de raiva com sanguessugas e a família Ashford iria tentar se vingar… não deu certo, mas foi engraçado eles tentarem.

Nesse meio tempo, a Umbrella fazia muitas coisas além de remédios e pesquisa com tecnologia de inteligência artificial, ela fazia armas biológicas para vender no mercado negro! Claro que foi investigado e tinha apoio de gente rica e advogados. Mas o problema dele sempre foi o projeto Wesker e os usos do vírus progenitor (na forma de vírus Wesker) em crianças que viraram um baita problema para o vilão de todo jeito mesmo e ele investindo e manipulando essas crianças do começo até o fim de suas vidas, falo de Albert e Alex Wesker e em menor grau Jake Muller.

Albert e Alex Wesker foram expostos ao vírus desde crianças e Spencer injetou o vírus Wesker (basicamente o vírus progenitor) mais neles na vida adulta, o que só fez eles ficarem mais loucos ao invés de divinos como ele queria, e para piorar eles mexeram com o t-Phobos, Las Plagas, Uroboros e outras porcarias que ele sabia que não tinha como dar certo para ele, uma vez que ele buscava o vírus da imortalidade mas que não fosse o vírus do mofo da Mãe Miranda. Wesker matou ele de todo jeito e mais tarde lunáticos como Derek C. Simmons, Carla Radames com a Neo Umbrella,  Brandon Bailey com The Connections e a Mãe Miranda com o Culto aos Deus Negro continuaram suas ideias tortas com zumbis e terrorismo biológico, seja com atos ou ligação com os grupos criminosos H.C.F. Los Iluminados, que são um grupo a parte assim como outros grupos terroristas como o Il Veltro, mas que sempre respeitaram ou dependeram do legado juntamente das ideias loucas de Spencer em algum grau.

Mas vamos falar de outros efeitos colaterais das atitudes de Spencer:

William Birkin e sua esposa Annette Birkin e mais tarde a filha deles, a agente Sherry Birkin foram vítimas do G-Vírus, na verdade Spencer tinha um misto de medo e ciúme dos trabalhos de seu aluno e funcionário William Birkin, que já se preparava para vazar da visão do velho maluco dos zumbis. Foi morto mas tomou G-Vírus e virou um zumbi demoníaco e vingativo que matou muita gente da Umbrella, inclusive Annette Birkin e foi o responsável por tornar a própria filha em um zumbi/mutante e que daria origem ao sinistro vírus C futuramente. Nesse caso, foi um legado que Spencer deixou para o político corrupto Derek C. Simmons, o homem que explodiu Raccoon City, mas que tentou evitar que o nome e o legado da Umbrella fosse sujar os EUA, fora o fato que ele usou Sherry Birkin tanto como arma como fonte para o C-Vírus.

Já a morta-viva e mofada mãe Miranda foi alguém que ele parecia mostrar algum tipo de afeto e intimidade, mesmo que ela fosse mais louca que ele em vários aspectos, mas o que mais importa aqui é que ela o inspirou durante toda a vida a ser o maníaco que ele se tornou mesmo que discordassem de muita coisa no ramo da ciência e da maldade, já que Miranda queria trazer sua filha de volta e Spencer queria ser Deus, e até agora não se sabe se a Miranda teve participação na Umbrella, além de ser a amiga louca do dono da empresa. O envolvimento da Miranda com os grupos criminosos de bioterrorismo The Connections e o HCF não é novidade, já que os mesmos eram todos formados por ex-funcionários da Umbrella que deveriam saber dela pelo Spencer ou por mexer nas coisas dele, já que o mesmo foi morto por Wesker em 2006 e fizeram contato com ela por volta dos anos 2000, e que criou o monstro Eveline em 2014.

Não se sabe se ela contou a Spencer o que estava fazendo com o vírus do mofo junto a Wesker ou se ele sabia por conta de seus contatos, mas de certo eles conheciam as palhaçadas um do outro no ramo do bioterrorismo e mantivessem troca de ideias. O que assusta é ela ter feito alguma coisa que possa ter mantido Spencer vivo, apesar do ataque de Wesker a vida do presidente da Umbrella antes ou depois do ataque do vilão que acabou dando ao seu “mestre” por assim dizer, ao que tudo indica os laços de Spencer com Miranda e o vírus do mofo podem ser um indicio que o velho perverso volte futuramente, tendo em vista que Wesker ou mesmo James Marcus voltaram do inferno já.

Quanto a grupos como a Neo Umbrella, Los Iluminados e Il Veltro e lunáticos como Morpheus D. Duvall entre tantos dementes bioterroristas pouco tem a ver com ele, mas usam os recursos e ideias tortas que ele deixou para trás em sua busca por poder e divindade e são um reflexo de um louco decadente que poderia de fato acabar com o mundo, se não inspirar mais loucos como ele a fazê-lo.

De resto eu cito novamente: Isso é estranho, pois dizer que o jogo e a Mãe Miranda entrou nos grupos criminosos de bioterrorismo The Connections e o HCF que eram envolvidos com Albert Wesker no começo dos anos 2000, e nesse mesmo conglomerado criminoso o mesmo Albert Wesker que matou Spencer estava. A questão é: Ela sabia das ideias erradas de Wesker e avisou Spencer? Eles se comunicavam com certa frequência e fica estranho ela não avisar do perigo do vilão ou ela mesma não matar Wesker por a mesma ter poderes. Será que ela sabia de um plano de Spencer de sobreviver? Ela deu o poder do Mofo para o velho doido sobreviver ao ataque? Spencer vai voltar em Resident Evil 9 com poderes maiores?

Não sei, mas será engraçado se for verdade. A Capcom pode fazer uma baita surpresa em trazer de forma gloriosa o grande vilão da saga, trazer algo novo na figura de Brandon Bailey, líder dos The Connections, ex-funcionário da Umbrella e responsável por guardar a fonte do T-Vírus, e um amigo de longa data de um dos fundadores da Umbrella e vilão de RE, James Marcus! Ou pode estragar tudo… Só o tempo dirá.

Não coloquei coisas relacionadas as séries e filmes porque parte não é canônica ou não é relevante para a trama. Obrigado por ler tudo!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: