ReviewWilliam

BRASFOOT MOBILE | Um bom manager de futebol para Android (Review)

Brasfoot é um dos jogos simuladores de futebol mais conhecidos da atualidade. Com sua primeira versão lançada no ano de 2003, ele já completa 16 anos de vida. Com o passar dos anos, o jogo foi se atualizando e incluindo novas características, inclusive deixando para trás um de seus principais concorrentes, o jogo português Elifoot.

No ano em que o jogo completou seu 15º aniversário, seu criador Emmanuel dos Santos trouxe enfim uma grande novidade. Foi lançada uma versão mobile de Brasfoot, disponível inicialmente para dispositivos Android.

Em sua versão PC, Brasfoot conta com uma grande variedade de opções de jogo, como a possibilidade de escolher uma equipe brasileira e jogar os estaduais, as 4 divisões do campeonato nacional, além da Libertadores, Sulamericana e Mundial de Clubes. Também é possível escolher equipes dos demais continentes e chegar ao Mundial através de seus torneios continentais, como a Champions League na Europa. Além dos torneios entre clubes, Brasfoot PC permite aos jogadores treinar em paralelo aos seus clubes, seleções nacionais.

A versão mobile chega mais “pelada” que sua versão de PC. Mas é algo que não devemos levar tanto em consideração ao analisar essa primeira versão do famigerado manager em dispositivos móveis, que é como um beta e deve ter muitas novidades a partir de sua próxima versão.

No Brasfoot Mobile, o jogador tem disponíveis uma menor quantidade de torneios, mesmo que a sua versão 2019 tenha trago consigo alguns campeonatos a mais.

Aqui temos os Campeonatos e Copas Nacionais, e apenas os torneios continentais da Europa e América do Sul (Champions League, Europa League, Libertadores e Sulamericana) além do Mundial de Clubes. Uma coisa chata que acontece, é que existe uma versão do Brasfoot para o mercado gringo, chamada Cyberfoot, criada também pelo Emmanuel, onde é possível disputar as competições continentais de outros continentes.

Vale destacar que os campeonatos não seguem necessariamente a sua fórmula real. Para um campeonato nacional ser habilitado ao jogador, é necessário que ele possua ao menos 20 equipes jogáveis, liberando assim o Liga para o jogador. Essa configuração acaba por desfigurar ligas como a 3ª e 4ª divisão do Brasil, e a Bundesliga, que conta com 18 equipes, e não 20, para citar apenas essas como exemplo.

Apesar disso, Brasfoot Mobile é um ótimo game manager para você ter em seu dispositivo Android, pois é um jogo leve e que não exige conexão com a internet para sua utilização. Para a sua primeira versão, o jogo está bastante interessante, e a expectativa é de melhorias no futuro. Ao baixar o game, os jogadores tem a sua disposição poucas ligas, mas isso é facilmente revertido baixando patches que os próprios jogadores de Brasfoot criam.

Para os usuários da versão gratuita do jogo, há ainda outras limitações, não possibilitando jogar as competições continentais e consequentemente o mundial, além da liga nacional só possuir a possibilidade de se jogar com 10 equipes por divisão. Esse foi um modo do desenvolvedor “forçar” o jogador a adquirir sua versão premium, que custa R$ 6,99 e vale cada centavo, apesar das limitações citadas.

Brasfoot Mobile é um ótimo pontapé inicial para a franquia entrar no universo Mobile, e entrega uma experiência menos completa que sua versão para PC. Apesar disso, o game tem bastante potencial para se tornar um dos principais games simuladores de futebol Mobile, pois é um game leve, fácil de se jogar e com uma interface bastante intuitiva.

Infelizmente o jogo parece um pouco deixado de lado por seu criados, que sempre fez questão de deixar claro que ele é desenvolvido somente como um passatempo, e que não lhe é dedicado tanto tempo quanto seus jogadores merecem, o que também pode ser justificado pela alta pirataria que verificamos online.

Nota: 3,5 / 5.


Gostou da matéria? Então dá aquela força, comenta e compartilha com seus amigos, curta, siga e fique ligado no Protocolo XP nas redes sociais.

 

William Peloso

Pai do Pedro, Flamenguista, administrador e redator do Protocolo XP, auxiliar fiscal, muito prazer, William! Foco dividido em diversas áreas de cultura nerd/pop/geek, navegando entre games, livros, filmes, séries, animes e quadrinhos e claro, grande fã de Harry Potter, da Marvel, DC, Xbox, Playstation, Nintendo e PC!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo