Review

MAFIA: THE CITY OF LOST HEAVEN | Um grande game que envelheceu muito bem (Review)

Mafia: The City of Lost Heaven, desenvolvido pela Illusion Softworks para PC, Playstation 2 e Xbox, é o primeiro jogo da franquia Mafia, que teve seu game mais recente, Mafia 3, lançado em 2016, concorrendo inclusive ao Game Awards como melhor roteiro. 

O jogo Mafia: The City of Lost Heaven foi lançado em 2002 e posso dizer tranquilamente que ele envelheceu muito bem. Com uma trama e jogabilidade simples, e boa história, que prende o jogador. Tentarei não dar muitos spoilers da história do jogo.

Na trama, você é Tommy Angelo, um taxista que só quer cuidar de sua vida, mas acaba envolvido em uma perseguição entre membros de duas famílias da máfia siciliana e se vê obrigado a se juntar a uma das famílias para garantir sua sobrevivência. Você vive na cidade fictícia de Lost Heaven, nos anos 30.

Ao longo do game, vemos que o protagonista Tommy é uma pessoa de boa índole, que acaba sendo puxado para esse mundo onde dinheiro e poder estão muito presentes e acabam corrompendo até o mais honesto cidadão. Ainda assim, vemos que quando a coisa fica feia e ele precisa tomar decisões difíceis, ele mostra seu lado bom.

E essa boa índole ao poupar alguns alvos da família a que pertence, de Don Salieri, acaba por ser a sua sentença de morte, o levando a tomar atitudes consideradas inaceitáveis para qualquer membro da máfia. Infelizmente, não é possível que o jogador tome essas decisões, que impactariam diretamente no final do jogo, trazendo a possibilidade de alguns finais alternativos dependendo do estilo do jogador.

Um ponto extremamente positivo de Mafia: The City of Lost Heaven é seu sistema de direção. Diferente de seu contemporâneo GTA: San Andreas, lançado 4 anos mais tarde, em 2006, a equipe da Ilusion Softworks deu toda uma atenção nesse quesito. Dirigir um carro não é tão simples. Além de termos uma física bem mais fiel, onde as batidas danificam, e muito, o carro, a polícia leva muito a sério crimes de trânsito, como excesso de velocidade e desrespeito a semáforos.

A equipe de produção foi bastante caprichosa ao selecionar os veículos do jogo, indo desde clássicos Ford Modelo T, até carros de corrida da época. Também vale destaque as armas do game, como a clássica metralhadora Thompson e armas menos destrutivas, como tacos de beisebol.

Além do modo campanha, que é fechado em capítulos e a trama se desenvolve de forma automática, o jogo conta com dois modos estilo “GTA”, que são: Passeio Livre e Passeio Extremo.

No modo Passeio Livre, como o próprio nome diz, você está livre em Lost Heaven para fazer o que quiser, desafiar a polícia e mafiosos que circulam de carro ou a pé. O jogador terá disponíveis nesse modo, os carros já liberados na campanha e também no Passeio Extremo.

Já o modo Passeio Extremo, vai além na dificuldade, pois o jogador terá uma casa própria onde poderá guardar seus veículos e terá disponíveis missões “extremas” pilotando alguns dos carros do jogo. Algumas dessas missões serão fáceis e outras nem tanto, e a cada missão completada, vão sendo habilitados Hot Rods, que poderão ser utilizados no Passeio Livre.

Aos mais cuidadosos e perfeccionistas, que quiserem deixar uma exposição fixa em sua garagem, não causem danos em seus Hot Rods, pois não é possível arrumá-los. Mas claro, não será possível deixar todos intactos, pois algumas missões nesse modo, demandam veículos mais velozes, e aí eles serão exigidos. 

No melhor estilo Scarface e O Poderoso Chefão, recomendo fortemente que você adquira esse grande jogo, que passa tranquilamente da regra dos 15 anos e é diversão garantida.

O jogo, que está disponível na GOG Galaxy, não pede praticamente nada de requisitos de seu PC, confira:

Requisitos Mínimos | Mafia:
SO
: Windows XP / Vista / 7 / 8 / 10

Processador: 1.4 GHz ou superior
Memória: 2 GB de RAM
Placa de vídeo: Gráficos 3D compatíveis com DirectX 9.0
DirectX: Versão 9.0
Armazenamento: 3 GB de espaço disponível


Nota: 5/5.

Essa review foi desenvolvida com uma cópia do jogo gentilmente fornecida pela GOG Galaxy. Para adquirir Mafia – The City of Lost Heaven, clique aqui!


Gostou da matéria? Então dá aquela força, comenta e compartilha com seus amigos, curta, siga e fique ligado no Protocolo XP nas redes sociais.

 

 

William Peloso

Pai do Pedro, Flamenguista, administrador e redator do Protocolo XP, auxiliar fiscal, muito prazer, William! Foco dividido em diversas áreas de cultura nerd/pop/geek, navegando entre games, livros, filmes, séries, animes e quadrinhos e claro, grande fã de Harry Potter, da Marvel, DC, Xbox, Playstation, Nintendo e PC!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: