ReviewWilliam

ROAD 96 | Review

Road 96 é um jogo de aventura baseado em uma história em constante evolução e com elementos de sobrevivência

Road 96 é um jogo basicamente narrativo desenvolvido pela DigixArt (Valiant Hearts. Memory Retolds), lançado no dia 16 de agosto de 2021 para Nintendo Switch e PC, via Steam, GOG e Epic Games. Nele, o jogador irá embarcar em um país controlado por um regime autoritário que está prestes a cair, e controlará diversos personagens com histórias diferentes.

Sinopse:

O país de Petria foi para o inferno. O regime está fora de controle. É hora de fugir, ir para a fronteira, o mundo livre. As últimas economias de seus pais no bolso, milhares de quilômetros a seus pés e uma pequena esperança de cruzar a fronteira com vida.

Viaje de carona pelo país no primeiro jogo de narrativa procedural. Conheça personagens memoráveis, descubra segredos, aprenda habilidades para ajudá-lo a cruzar a fronteira para a liberdade.

Suas escolhas mudam sua aventura, mudam pessoas, mudam o mundo. Existem milhares de rotas ao longo da Estrada 96. Qual delas você escolherá?

Road 96 é um típico jogo indie, trazendo os gráficos característicos de jogos dessa categoria, então se você busca realismo absoluto, esse jogo não é para você, mas mesmo utilizando disso, o jogo consegue ser bonito e trazer imersão e um bom nível de detalhes dentro dos cenários. A trilha sonora também é agradável e ajuda na imersão nesse mundo caótico.

Os controles do jogador consistem basicamente em se mover pelo cenário, em uma visão em 1ª pessoa, para interagir com os diversos elementos encontrados, que variam desde documentos que trazem a história da nação de Petria, e pessoas que fazem parte da história central do jogo. 

Review Road 96 (DigixArt/2021)

A medida em que o jogador chega ao fim da história com o personagem controlado, seja conseguindo atravessar a fronteira, ou mesmo a morte, o jogo oferece outros 3 destinos prováveis, para apenas um ser escolhidos. A cada novo personagem controlado, a história do país e das pessoas com quem interagimos vai se completando, baseando-se também nas respostas dadas pelos jogadores em seus diálogos, que influenciam diretamente no desenvolvimento do jogo. Em meu primeiro personagem, tentei sair como bonzinho, e acabei sendo morto em alguns minutos de jogo, mostrando que há alguma complexidade quanto as escolhas a serem tomadas.

Os paralelos com a realidade em Road 96 são impossíveis de serem evitados, fazendo com que enxerguemos o mundo real presente no jogo, e o desespero das pessoas para garantir suas vidas.

Road 96 é uma boa escolha de jogo narrativo, que traz inúmeras possibilidades de jogatina devido a seus vários finais e escolhas que afetam o desenvolvimento do jogo, além é claro de estar totalmente localizado em PT-BR. Seus controles são fáceis e sua ambientação, tanto gráfica quanto sonora são satisfatórias. Ainda assim, por se tratar basicamente de um jogo narrativo, ele pode ficar um pouco cansativo a medida que as horas de jogo forem se acumulando.

Trailer:

Road 96

7.5

Nota:

7.5/10

Prós

  • Múltiplos Finais
  • História com paralelos com o mundo real
  • NPCs com personalidades distintas
  • Ambientação visual e sonora
  • Traduzido para PT-BR

Contras

  • Pode se tornar cansativo

William Peloso

Pai do Pedro, Flamenguista, administrador e redator do Protocolo XP, auxiliar fiscal, muito prazer, William! Foco dividido em diversas áreas de cultura nerd/pop/geek, navegando entre games, livros, filmes, séries, animes e quadrinhos e claro, grande fã de Harry Potter, da Marvel, DC, Xbox, Playstation, Nintendo e PC!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo