
Boa protocoleiros, aqui no nosso PXP é o melhor lugar para a nossa Utopia, e por falar nessa linda palavra assisti a um tempo essa série com uma trama maravilhosa, onde na maior parte do mundo foi lançada em 25 de setembro de 2020, mas claro devido a Covid-19, aqui no Brasil foi lançada pouco mais de um mês depois (que coisa, não…). Mas por outro lado, Utopia é como nós um bando de geek que adoram histórias, então bora lá para mais uma análise do tio Erik Ops.

Utopia acompanha um grupo de jovens e adultos obcecados pela rara história em quadrinho que dá título à essa lindeza de serie chamada Utopia. Considerada uma lenda urbana e continuação da HQ Distopia, essa lenda da HQ é encontrada e assim acaba dando o início na trama. Só para terem uma noção, as obras publicadas nessa HQ anteciparam as grandes tragédias da humanidade, como por exemplo o surto de Ebola na África, de Sars na Ásia e uma pandemia vindoura (uma gripezinha!) e uma gripe mortal que começa a se espalhar pelos EUA e a revista pode conter a cura desta doença e a solução para outros males. Então ficar com essa revista em mãos não será nada de fácil.
O texto da ótima Gillian Flynn (Garota Exemplar, Objetos Cortantes) adapta uma série homônima lançada no Reino Unido em 2013 e que também tratava de uma pandemia, mas eram outros tempos, mas voltando em Utopia, a serie acompanha tramas paralelas, a primeira é a do grupo de amigos virtuais que se encontra pela primeira vez em uma feira parecida com a Comic-Con, para tentarem comprar a recém-descoberta HQ. Logo no primeiro episódio já percebemos de cara que se trata de uma serie com narrativas similares ao dos quadrinhos, e algo não muito diferente de filmes como Kingsman.

Utopia conta com uma narrativa formidável e vai apresentando os seus personagens, o esquisitão gênio da indústria farmacêutica Kevin Christie (Nada mais nada menos que John Cusack) e o médico epidemiologista Michael Stearns (Rainn WIlson de The Office). Essas histórias obviamente se cruzam, e no decorrer tudo passa a fazer algum sentido em determinado momento da série.
Utopia faz algumas escolhas interessantes que causam uma sensação de anarquia no espectador, pois as mortes que acontecem pouco a pouco preocupam os personagens e com isso essa série acaba fazendo você rir e se divertir no exato instante, mesmo que as pessoas tenham acabado de morrer. Fora ainda que a roteirista Gillian Flynn explica tudo, passo a passo, dos planos do vilão que são colocados frente a frente com os protagonistas e proporcionam bons momentos e prendem você com a história.

Enfim, a Amazon acabou cancelando a série e infelizmente não teremos uma segunda temporada, pois recepção mundo a fora não foi das melhores, em uma pesquisa rápida descobri que as críticas no geral não foi das melhores, com ressalvas a pandemia. Mas mesmo assim, Utopia foi uma boa série e me fez repensar sobre muita coisa, é isso galera espero que tenham gostado e não deixe de assistir e depois comentar aqui na nossa pagina o que vocês acharam.
Trailer: